As festas juninas, além de seu significado religioso, são manifestações culturais que movimentam a economia e a sociedade de todas as classes sociais de todo o país. Em Cruzeiro do Sul, não é diferente. Segundo o secretário de cultura da cidade, Aldemir Maciel, a festa junta o tradicional com a criatividade, trazendo alegria e diversão para todos.
Além disso, a festividade também é uma oportunidade de movimentar o comércio do município. De acordo com o presidente da associação comercial, Luís Cunha, a percepção de mudança no movimento das vendas é clara e a expectativa é boa, especialmente após os dias juninos que ficaram parados por conta da pandemia nos anos anteriores. Segundo ele, os itens mais procurados são relacionados à decoração.
O clima de festa também é uma oportunidade para os artistas locais mostrarem seus talentos. Várias quadrilhas juninas se apresentam durante o período junino, além de outras atrações culturais que animam a cidade.
No 4° Festival Regional de Quadrilhas de Cruzeiro do Sul, que acontece nos dias 30 de junho a 01 de julho, na Praça Orleir Cameli, acontecerá a venda de comidas típicas, shows culturais e a escolha da Melhor Junina de Cruzeiro do Sul e da Região.
Com informações de Juruá.