Categories: Acre 01

Acre perde talentos para Santa Catarina por falta de incentivo para ciência e tecnologia

Published by
Marcos Venicios

O Governo do Acre apresentou nesta quarta-feira (21) os detalhes do projeto de inovação tecnológica visando desenvolver e modernizar a ciência e tecnologia no Estado, que é um dos últimos nesse quesito no ranking nacional. O secretário Assur Mesquita, da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, resgatou que o Acre tem grande potencial e há grandes oportunidades com serviços ambientais, engenharia, bioeconomia. “Temos um campo de oportunidade para trabalho,renda e novos negócios”, disse, afirmando que a falta de incentivo está mudando e o PL apresentando à Aleac cria uma nova política.


Ampliar o volume de pesquisa, aumentar a emissão de nota fiscal nessas áreas, criação de mais patentes e ampliar a cultura empreendedora. “Esse projeto cria um novo momento”, disse. Trata-se da criação de um novo marco legal para ciência, tecnologia e inovação.


A lei recria o sistema, atualizando e modernizando, trazendo novos instrumentos como a figura do pesquisador público. Um servidor público pode atuar no processo de criação e usufruir dos resultados financeiros. Outra inovação é a nova Fapac, a Fundação de Amparo à Pesquisa, que será a porta de entrada do mecanismo de inovação.



Assur discorrer sobre a debandada de talentos, jovens recém-formados que, sem apoio, estão deixando o Acre e indo para Santa Catarina e outros Estados em busca de ajuda para seus projetos.


No artigo 46, a lei autoriza a instituição de fundos de investimento em empresas cuja atividade principal seja a inovação, “caracterizados pela comunhão de recursos captados por meio do sistema de distribuição de valores mobiliários, na forma da Lei Federal nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, destinados à aplicação em carteira diversificada de valores mobiliários de emissão dessas empresas”.



O presidente da Fapac, Moisés Diniz, destacou o casa da substância Ibogaína, que ajuda no enfrentamento de diversas doenças inclusive age contra vícios, cuja startup pode sair do Acre por falta de recursos. Diniz destacou também o abacaxi de Tarauacá, que para ele tem de ser melhor estudado, bem como o amendoim de Senador Guiomard e o açaí de Feijó.


Diniz sugeriu a proposição de emendas parlamentares com foco na pesquisa e que seja realizada audiência pública sobre a lei. Diniz lembrou ainda que 76 cientistas estão no Vale do Juruá pesquisando o solo e não há a presença do governo.



O deputado Emerson Jarude (MDB) disse que o tema é pouco debatido na Aleac e que se avançar trará benefícios para a população. “O Acre tem potencial, mas precisamos colocar em prática leis como essa”, disse.


O deputado Pedro Longo (PDT) afirmou que leu a legislação e a considerou “muito consistente”.; De seu lado, Edvaldo Magalhães pediu aprofundamento do debate.


Assessor político do governo, o ex-deputado Luiz Calixto disse que a presença dos técnicos do governo representa respeito ao Parlamento. “Não é obra de uma mão só e nem começou ontem”, disse Calixto, observando que mais de trinta instituições participaram da elaboração da lei -e pediu que o PL seja votado na próxima semana.



A oposição quer debate amplo, com audiência pública e participação popular. “Na presente proposta são estabelecidas as diretrizes para sua aplicabilidade, destacando-se a priorização de ações que visem a consolidar as entidades integrantes dos ecossistemas de inovação locais e regionais já existentes, dar tratamento preferencial, na aquisição de produtos e serviços pelo Poder Público Estadual, às empresas que invistam em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Acre, entre outras condutas que irão proporcionar melhorias e estimular o setor de ecossistema tecnológico no âmbito do Estado do Acre, além de fomentar novos negócios, gerando emprego e renda na área de tecnologia, bem como consolidar e apoiar os já existentes”, diz o governador Gladson Cameli na mensagem encaminhada aos deputados.


Share
Published by
Marcos Venicios

Recent Posts

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida em Rio Branco

Uma colisão entre duas motocicletas deixou Natália Rodrigues Rola, de 27 anos, ferida na manhã…

29/05/2024

Ação no TJ pede suspensão da lei que cria secretaria para encaixar Fábio Rueda

O diretório regional do Partido Comunista do Brasil no Acre (PCdoB-AC) ingressou com uma ação…

29/05/2024

Cerca de R$ 33 mil em objetos roubados são recuperados na Capital

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da delegacia da 4ª Regional de Rio…

29/05/2024

Após não comparecer à Aleac, diretor do Instituto Penitenciário é demitido do cargo

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Alexandre Nascimento, acusado de praticar…

29/05/2024

Vereadores aprovam superávit de R$ 59 milhões para o “Asfalta Rio Branco”

Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 29, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade…

29/05/2024

Relógio de Faustão, camisa autografada por Pelé e mais: veja itens disponíveis em leilão beneficente de Neymar

No dia 6 de junho acontece em São Paulo a quarta edição do leilão do…

29/05/2024