Categories: Acre 01

Bocalom sanciona Escola Segura que diz que alunos violentos terão atendimento especializado

Published by
Leônidas Badaró

A segurança das escolas tem se tornado cada vez mais uma preocupação no Acre, principalmente, após ameaças, registradas no início do mês passado, que, felizmente, não se traduziram em realidade.


Para garantir mais segurança à comunidade escolar e tranquilidade aos pais de alunos, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou no Diário Oficial desta segunda-feira, 19, o programa “Escola Segura”, que se torna a partir de agora um instrumento de enfrentamento aos ataques e atentados contra a vida nos estabelecimentos de ensino da rede municipal de Rio Branco.


Conforme o decreto, o programa tem por objetivo a formação profissional e pessoal de educadores, colaboradores, genitores e tutores legais para a identificação e diminuição dos fatores que levam à violência entre jovens e adolescentes, tanto individual quanto em grupo.


Além disso, visa também a promoção de cursos de capacitação e palestras específicas voltadas para educadores, colaboradores, genitores, estudantes e agentes de portaria, para orientá-los na identificação e reação a situações de violência e ataques em escolas da rede municipal de ensino de Rio Branco e a criação de uma rede de comunicação e colaboração entre os órgãos responsáveis pela segurança pública, saúde mental e educação ao nível local, para garantir uma resposta rápida e prioritária em casos de possíveis ou iminentes ataques e atentados em instituições de ensino.


A Lei diz ainda que constatados indícios de comportamento violento de aluno, os pais ou responsáveis serão orientados e encaminhados aos serviços de atendimento especializado.


As palestras e cursos do programa devem incluir a participação dos representantes locais das áreas de saúde mental e segurança pública onde a instituição de ensino está localizada. O programa também assegura aos educadores, colaboradores, genitores, estudantes e vítimas de atentados o direito a atendimento psicológico individual, além de acompanhamento psicológico em grupo para promover a recuperação do ambiente escolar afetado pelo atentado.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024

Max Verstappen vence GP da Emilia Romagna de Fórmula 1

Max Verstappen conseguiu suportar a pressão de Lando Norris, da McLaren, e vencer o Grande…

19/05/2024

Brasil encerra 1ª semana da LNF com aproveitamento perfeito

A seleção brasileira de vôlei encerrou a disputa da primeira semana da Liga das Nações…

19/05/2024

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos…

19/05/2024