A Fundação Elias Mansour (FEM) realizou na manhã de sábado, 17, divulgou na manhã deste sábado, 17, a programação do Arraial Cultural 2023 – que acontecerá nos dias (27 de junho a 2 de julho), no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, das 17h às 23h.
De acordo com o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o evento será custeado com recursos próprios do governo e será orçado em R$ 700 mil reais – e contará com a competição de várias quadrilhas da capital e do interior. “Serão 12 quadrilhas, sendo 7 do interior, inclusive, de Santa Rosa. Um movimento com muita dança e com 6 espaços alternativos. Também estamos cuidando da segurança para que as famílias estejam presentes”, declarou.
Kinpara disse ainda que haverá premiação em dinheiro para a quadrilha capelã e a garantia de participação em eventos nacionais. “A representante vai ao Pará em competição nacional representar o Acre. O ônibus já está garantido”, disse.
O secretário de governo, Alysson Bestene, que esteve representando o chefe do executivo acreano, Gladson Cameli, fez menção ao investimento do governo em prol do evento. “Isso mostra as parcerias e a união. Isso é importante. Ficamos felizes em ver esse evento dentro do calendário cultural, essa é a vontade do governador”, mencionou.
Cimar dos Santos, presidente da Liga das Quadrilhas, enalteceu o apoio e investimento na área da cultura. Segundo ele, os quadrilheiros estão empolgados e preparados. “Tudo está sendo feito com diálogo para fazer o maior concurso junino que o Acre já teve. As quadrilhas estão se preparando desde o ano passado, nós como movimento, daremos o melhor, e muito obrigado e leve os cumprimentos ao governador [Gladson Cameli]”, ressaltou.
Programação
O evento contará com concurso de quadrilhas juninas – com 12 quadrilhas, arena dos folguedos, barraca das tradições, casa da farinha, praça de alimentação (60 barracas), palco saudades do Seringal, espaço de brinquedos e atividades culturais.