Categories: Acre 01

CRM/AC diz que declarações de Alan Rick no Senado foram irresponsáveis e são infundadas

Por
Leônidas Badaró

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) também se posicionou em relação à polêmica envolvendo o senador Alan Rick (União) que em discurso no Senado Federal na última terça-feira, 13, denunciou a existência de um suposto boicote por parte de médicos com registro no Brasil contra os formados no exterior.


No entendimento do CRM-AC, as declarações do parlamentar acreano foram irresponsáveis e infundadas. Em uma nota de repúdio, a entidade considera que o discurso foi, entre outras coisas, difamatório. “É com profunda indignação que repudiamos a atitude do senador, que mesmo tendo autoridade parlamentar e estando munido da grande estrutura de um gabinete de senador, prefere usar a tribuna para proferir um discurso superficial, dissidente e difamatório a realizar uma investigação sobre o fato que supostamente tomou conhecimento”, diz trecho da nota.


Assinada pela presidente do CRM, Leuda Davalos, a nota diz ainda que o Conselho espera uma retratação de Alan Rick. “O CRM-AC espera que o senador Alan Rick se retrate publicamente por suas declarações infundadas e ofensivas à classe médica e aos conselhos de medicina. É fundamental que os representantes públicos demonstrem respeito e reconheçam o trabalho árduo e a importância dos médicos, sobretudo, os que atuam nas regiões mais remotas do país, como é o caso do Acre”.


A polêmica se instaurou após o Sindicato dos Médicos do estado acusar o senador acreano de disseminar ódio em seu discurso e ameaçar pedir sua cassação do cargo por quebra de decoro. Em nota, Alan Rick alegou que suas palavras são, na verdade, um compromisso com a população com necessidade de atenção básica e que, muitas vezes, não encontra atendimento.


Leia a nota de repúdio do CRM-AC.


Nota de repúdio


O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) manifesta seu veemente repúdio às declarações irresponsáveis e infundadas feitas pelo senador Alan Rick (União-AC) em seu pronunciamento no Plenário do Senado Federal na terça-feira (13).


É com profunda indignação que repudiamos a atitude do senador, que mesmo tendo autoridade parlamentar e estando munido da grande estrutura de um gabinete de senador, prefere usar a tribuna para proferir um discurso superficial, dissidente e difamatório a realizar uma investigação sobre o fato que supostamente tomou conhecimento.


A escolha por esse modo de agir dissemina desinformação junto à população, além de ser um completo desrespeito à classe médica, que se dedica diariamente a cuidar da saúde e bem-estar da população.


Os Conselhos de Medicina são autarquias com independência administrativa, que há mais de 50 anos zelam pelas boas práticas médicas e para que elas alcancem toda a população brasileira. Com a autoridade que possui, o senador deve ser exemplo de zelo e respeito com essas e todas as instituições públicas.


O CRM-AC reafirma seu apoio irrestrito à classe médica, reconhecendo a competência, ética e dedicação dos profissionais que atuam em nosso país e repudia veementemente qualquer tentativa de difamar ou descreditar os honrados médicos brasileiros, que todos os dias, efetivamente, trabalham pela saúde e o bem-estar da população.


Diante disso, o CRM-AC espera que o senador Alan Rick se retrate publicamente por suas declarações infundadas e ofensivas à classe médica e aos conselhos de medicina. É fundamental que os representantes públicos demonstrem respeito e reconheçam o trabalho árduo e a importância dos médicos, sobretudo, os que atuam nas regiões mais remotas do país, como é o caso do Acre.


Por fim, conclamamos a sociedade a refletir sobre a importância do respeito e valorização dos profissionais médicos, reconhecendo o papel fundamental que desempenham em nosso sistema de saúde. Juntos, devemos trabalhar para fortalecer a medicina em nosso país, pautados pela excelência, ética e responsabilidade.


Dra. Leuda Davalos
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC)


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Televisão

Veja o decreto que trata da Cota de Tela para o ano de 2025

Foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 20, o Decreto nº 12.323/2024,…

28/12/2024
  • Famosos

Grávida e lutando contra o câncer, Isabel Veloso é internada novamente

Isabel Veloso, de apenas 18 anos, foi hospitalizada novamente neste sábado (28), após dificuldade para…

28/12/2024
  • Televisão

Quem é a nova namorada de 22 anos de Amado Batista

Amado Batista está com uma nova namorada. A felizarda é Calita Miranda, que já foi…

28/12/2024
  • Televisão

Isis Valverde e Marcus Buaiz se casam em cerimônia discreta e já planejam filho

Pouco mais de um ano após ficarem noivos, Isis Valverde e Marcus Buaiz se casaram…

28/12/2024
  • Destaque 1

Rio Branco celebra aniversário de 142 anos com hino da capital e solenidade

A capital acreana, fundada por Neutel Maia em 28 de dezembro de 1882, celebra neste…

28/12/2024
  • Acre

Lua de Mel de Bocalom e Kellen será numa colônia, em Acrelândia

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), compartilhou sua expectativa para o casamento com…

28/12/2024