Categories: Política

Prefeitura é recomendada a renovar cores partidárias de imóveis públicos em Feijó

Por
Saimo Martins

O prefeito do município de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP) recebeu uma recomendação para fazer à remoção de todas as pinturas em prédios públicos que contenham as cores do partido político ao qual é filiado. A decisão do Ministério Público foi publicado no site da instituição nesta segunda-feira, 12.


A promotora de Justiça Bianca Bernardes de Moraes, solicita que seja realizada uma nova pintura com cores que estejam conforme o princípio da impessoalidade. Segundo a decisão, a responsabilidade por esse procedimento deverá ser do chefe do executivo municipal, sem ônus para a municipalidade, e deverá ser concluída dentro de 120 (cento e vinte) dias após o recebimento da recomendação.


O MP destaca que segundo o entendimento jurisprudencial, é considerado ato ímprobo quando um administrador, ao realizar reformas e pinturas em diversos imóveis municipais, opta deliberadamente por aplicar cores que possuam uma correlação injustificada com a bandeira do partido político ao qual pertence. Isso caracteriza o elemento volitivo de promoção pessoal e, como tal, viola os princípios da moralidade e da impessoalidade, além de causar prejuízos indevidos aos cofres públicos.


O documento diz ainda que o prefeito deverá se abster de pintar prédios públicos, adquirir bens móveis e fardamentos que façam referência ao partido político ao qual pertence. Além disso, é recomendado que o gestor utilize, preferencialmente, as cores da bandeira do município nas pinturas dos prédios e nos uniformes escolares.


A recomendação foi enviada também ao procurador do município e aos vereadores da Câmara Municipal. Kieffer deverá informar, no prazo de 10 dias, se acatará ou não os termos da recomendação, podendo apresentar justificativa no mesmo prazo. Caso não haja resposta no prazo mencionado ou em caso de não acatamento (desde que a justificativa eventualmente apresentada não seja acolhida), serão adotadas as medidas judiciais e administrativas cabíveis por parte do Ministério Público.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Extra Total

Agricultores do interior do Acre recebem novos equipamentos do governo

O governador Gladson Cameli entregou nesta quarta-feira, 27, no estacionamento do Teatro dos Náuas, em…

27/11/2024
  • Editorial

Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black

A Black Friday de 2024 será nesta sexta-feira (29) e, desde o início do mês, o varejo…

27/11/2024
  • Acre 01

Deputada apaga post que chamava esposo de traidor, mas não nega publicação

A deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) apagou a postagem feita em uma rede social na…

27/11/2024
  • Acre

PL quer instituir o Dia Estadual da Prematuridade no Acre

O deputado Chico Viga (PDT) protocolou nesta quarta-feira, 27, um projeto de lei que institui…

27/11/2024
  • Acre

Deputado Afonso defende Zona de Livre comércio entre Acre e Peru

O deputado Afonso Fernandes (PL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 27, para…

27/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Famílias entram pelo 3ª dia acampadas no hall da Aleac

Desde o último domingo, 24, dezenas de famílias desabrigadas após uma reintegração de posse seguem…

27/11/2024