Categories: Cotidiano

Acre teve quase 100 mil campos de futebol desmatados em 2022, aponta MapBiomas

Published by
Raimari Cardoso
[elementor-template id="1541731"]

O desmatamento no Brasil alcançou, em 2022, mais de 2 milhões de hectares nos seis biomas. O valor equivale a 13 vezes a área da cidade de São Paulo, segundo os dados do relatório anual do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) do MapBiomas, publicado nesta segunda (12).


A plataforma resulta de uma rede colaborativa de ONGs, universidades e startups de tecnologia para análise e produção de dados sobre desmatamento e fogo, que construiu uma plataforma de acesso livre e público de dados referentes à cobertura do solo e uso da terra no Brasil.


Cerca 91% da derrubada aconteceu na Amazônia e no cerrado —caatinga, pampa gaúcho e Pantanal também registraram aumento. Na média, o país perdeu 5.128 campos de futebol por dia. O Acre foi o 8º que mais desmatou no país em 2022. Se considerados apenas os estados amazônicos, essa posição muda para o 5º lugar.

Anúncios


A área desmatada no Acre em 2022, segundo o MapBiomas, soma 92.531 hectares, o que corresponde a cerca de 100 mil campos de futebol. Em comparação com o ano anterior, 2021, quando foram desmatados 69.125 ha, o aumento foi de 23.406 ha. Desde 2019, quando o relatório começou a ser produzido, foram 278.634,6 ha desmatados no estado, uma média diária de 179,6 ha.


A agropecuária é o principal vetor do desmatamento no país, respondendo por 96% da destruição. Garimpo e mineração representam, respectivamente, 0,28% e 0,05%. Por outro lado, terras indígenas e quilombolas permanecem como os locais mais preservados do país, representando 1,4% da derrubada total no ano passado.


Entre os dez estados que mais desmataram, todos registraram aumento de 2021 para 2022, e o Pará lidera com 200 mil hectares a mais do que o Amazonas. Junto com Maranhão, Mato Grosso e Bahia somam 66% do total derrubado no país.


A Mata Atlântica foi o único bioma que não apresentou aumento entre 2021 e 2022, mas ficou estacionada na casa dos 30 mil hectares perdidos, número alto para o bioma, que hoje tem um quarto da sua cobertura original.



O SAD do MapBiomas reúne alertas para os seis biomas brasileiros emitidos por instituições nacionais, como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e internacionais. Em seguida, cruza essas informações e usa imagens de satélite para validá-las. A terceira etapa é o cruzamento com bases de dados existentes, antes de criar laudos para cada alerta.


Um exemplo é o cruzamento de alertas de desmatamento gerados pelo programa Deter, do Inpe, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou o Sistema Nacional de Controle da Origem de Produtos Florestais (Sinaflor).


O documento diz que 99% da área desmatada no país no ano passado tem pelo menos um indício de irregularidade. Cerca de 9% dos alertas indicaram regiões sobrepostas a Áreas de Preservação Permanente. Por outro lado, 79% dos alertas de desmatamento emitidos em 2022 estão em imóveis rurais registrados no CAR, o que poderia facilitar a fiscalização e a ação contra ilegalidades, como o embargo da terra e limitações de crédito.


Este é o quarto ano consecutivo que o relatório é produzido pelo MapBiomas, que o define como “raio-x do desmatamento no Brasil em diferentes recortes territoriais e fundiários, também são avaliados os indícios de ilegalidade, os principais vetores do desmatamento e as ações realizadas por órgãos públicos federais e estaduais para controlar e reduzir o desmatamento no país”.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024