A Junta Comercial do Acre divulgou nesta segunda-feira (5) o balanço de atividades do mês de maio, mostrando que cresceu em 34,4% a abertura de novas empresas no Acre em comparação ao mês anterior. Em abril foram registradas 93 empreendimentos e, em maio, 125.
A Junta Comercial tem como principal função armazenar, organizar e realizar registros de companhias para que possam exercer as suas atividades sem infringir a lei. Além disso, esse órgão também fica responsável pela abertura de empresas.
Se o interessado for abrir um CNPJ, mas não sabe onde ou como obtê-lo, é na Junta Comercial que o empresário dá o primeiro passo para começar a empreender. Além do CNPJ é por esse órgão que se tem acesso a outros cadastros, como o contrato social e o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), usado na emissão do CNPJ.
A Junta também fica responsável por alterar as informações das empresas caso ocorra uma fusão de companhias ou exclusão de sócios, garantindo a transparência dos dados para futuros investidores. A pesquisa de disponibilidade de razão social também é uma das funcionalidades que o empresário pode encontrar na Junta Comercial. Ela tem como objetivo evitar que haja duplicidade e ocorram problemas jurídicos.
Em maio, a Juceac analisou 1.211 processos contra 1.187 em abril.