O estilista acreano de 31 anos, Rafael Moura, participou nesta segunda-feira, 29, do Programa da Jô Edição Podcast. O profissional, que recentemente lançou sua primeira coleção de roupas e acessórios, conversou sobre o seu trabalho, planos futuros e falou dos looks de personalidades do Estado.
Fazendo uma releitura de sua personalidade, ele buscou mostrar com a linha, um pouco de sua identidade, valores e talento para o meio. O evento ocorreu nos palcos da Usina de Artes João Donato, na capital, com casa cheia.
“Foi uma decisão difícil, mas por acreditar no meu potencial. Comecei a olhar minha vida profissional e ver que era hora de eu mostrar que tem gente com potencial grande no nosso Estado. Decidi colocar tudo em prática o que eu aprendi nesses 15 anos de carreira. São peças diferentes que tem um conceito único”, disse.
De acordo com Moura, que começou a profissão costurando para empresas da região, nunca realizou curso e tem inspiração no estilista João Pimenta, o sonho de ter sua própria coleção nasceu a pouco tempo. “Eu trabalho no ramo, mas nunca pensei se um dia eu seria Stylist. Mas hoje as pessoas vem até a mim, atrás dos meus serviços e eu pensei que estava perdendo oportunidades. Não podia deixar que isso continuasse”, declarou.
Rafael declarou que chegou a desistir de um desejo antigo que tinha, ter sua casa própria, para tornar realidade o sonho da linha de roupas masculinas e femininas, todas pensadas e feitas por ele, mas não se arrepende do que fez.
“Um ano atrás eu estava me organizando para comprar minha casa, mas eu acredito que as coisas acontecem quando elas têm que acontecer. Eu não tinha tudo, mas gastei o que eu tinha. Eu não me arrependo, é para o meu futuro. Eu estou pronto e disposto para fazer o que preciso para que esse desejo aconteça”, comentou.
O artista ainda falou da diferença de cultura e moda, o que traz nos seus trabalhos em questão regionais e comentou sobre como os acreanos se vestem. “O acreano está melhorando, mas o nosso clima nos dá uma limitação para nos vestir melhor, alinhado e sofisticado. Por isso temos um estilo mais simples, menos despojado e eu dou uma nota 6, porque eu acredito na simplicidade. Gostaria de dar uma nota melhor, mas infelizmente… Por exemplo, em São Paulo a galera se veste mais ousado”, afirmou.
Ele também mencionou os looks de personalidades locais e deu nota 8 para o governador Gladson Cameli. “Estiloso e alinhado”. A avaliação também foi feita com o advogado Emerson Costa, a criadora de conteúdo, Raíssa Ribeiro, as influencers Mariana Tavares e Juh Velegas, e outras.
O Stylist comentou ainda sobre coisas que acha brega, das dificuldades que encontra no estado para continuar atuando na área e revelou o que pretende fazer para os seus novos trabalhos. “Minha nova coleção terá o tema All Black. Quero algo com tudo voltado para o preto. Já tenho na cabeça tudo o que vou fazer, os tecidos que vou usar, várias ideias e modelos”, apontou.
Assista ao Podcast da Jô completo.