Menu

Sancionada lei que garante a mulher ter acompanhante em consultas e exames

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Agora é lei. O governador Gladson Cameli sancionou projeto de lei do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que dispõe sobre o direito da mulher à permanência de acompanhantes e atendentes pessoais nas salas de exames e consultas das unidades hospitalares, clínicas médicas e estabelecimentos afins em todo o estado do Acre. A Lei 4.106, de 25 de maio de 2023, foi publicada na edição desta segunda-feira, 29, do Diário Oficial do Estado do Acre.

Com a sanção, fica assegurado às mulheres o direito de terem acompanhante, uma pessoa de sua livre escolha nas consultas, e exames em geral nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do estado, sendo obrigatório em casos que envolvem sedação ou anestesia que induzam à inconsciência de paciente e nos demais casos previstos em lei.

Anúncio

Para Eduardo Ribeiro, o novo dispositivo garante mais segurança a pacientes e profissionais de saúde, evitando situações de violência sexual contra mulheres e também assegurando a reputação das instituições médico-hospitalares.

“Infelizmente, são recorrentes os casos noticiados pela imprensa de abusos e outros ilícitos, fatos que além de militarem contra as próprias instituições de saúde públicas ou particulares, acabam por deixar a paciente ainda mais vitimizada, diante do estado de inconsciência, em posição de inaptidão para defesa ou para buscar ajuda. Agora, todos terão maior segurança”, comemorou o parlamentar.

É importante ressaltar que a Lei 4.106, no seu Artigo 1°, estende o direito também aos exames mamários, genitais e retais, inclusive aqueles realizados em ambulatórios, internações, trabalhos de parto, partos, pós-partos imediatos e estudos de diagnósticos como o transvaginal, a ultrassonografia ou o teste urodinâmico.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.