Menu

Duarte convoca presença de delegado da PF do Acre na CPMI do dia 8 de Janeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) apresentou requerimento 393/23 para a convocação do delegado Eduardo Rogério Rodrigues dos Santos, Delegado da Polícia Federal no estado do Acre, para prestar esclarecimentos na CPMI dos atos do dia 8 de Janeiro.

Na justificativa, Roberto Duarte afirmou que após o dia 08 de janeiro de 2023, ocorreu, em diversas partes do país, uma verdadeira caça às bruxas, direcionada, principalmente, contra eleitores insatisfeitos com a eleição do atual Presidente da República.

Anúncio

“No Acre, que está a mais de 3 mil km de Brasília, manifestantes que protestavam pacificamente em frente ao Comando de Fronteira do Acre, o 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), em Rio Branco, foram levados para presídios com a acusação de participação em atos antidemocráticos”, afirmou.

O parlamentar argumentou que os cidadãos que se encontravam no Acre, protestavam de forma pacífica, à frente do quartel que foram aprisionados em presídios, apenas por portarem faixas pedindo transparência nas apurações das eleições.

“Esses cidadãos foram confundidos com invasores e destruidores do patrimônio público, o que viola os Direitos Humanos e a legislação penal do país. Diante desse absurdo, é necessário que o Delegado da Polícia Federal no Acre esteja presente para explicar os motivos das prisões, identificando as condutas que levaram à detenção de cidadãos específicos que, a princípio, estavam exercendo apenas o direito de protesto pacífico”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.