Menu

A carroça na frente dos bois!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Frente Popular do Acre (FPA) e o Movimento Democrático Acreano (MDA) foram dois modelos de construções políticas que deram certo. A primeira, capitaneada pelo PT, governou por longos 20 anos com acertos e erros que mudaram para sempre o perfil político do estado. Já o segundo exemplo, a gula de seus dirigentes em tomar o governo de Jorge Viana (PT) após derrotá-lo em 2000 naufragou o projeto consolidando a FPA.


Tanto a FPA como o MDA estabeleceram critérios. O principal deles era nunca colocar o carro adiante dos bois definindo um nome antes de estabelecer um “projeto de governo”. Fosse para o Palácio Rio Branco, a prefeitura da capital ou do Jordão. A ideia era simples porque agregava partidos, lideranças em torno de um ideal de gestão. Com isso, ocultava-se o caciquismo existente nos movimentos trabalhando a aceitação do candidato definido nos gabinetes do PT, PCdoB e PSB. Os demais eram coadjuvantes.


Com diz o cientista político, professor Nílson Euclides, “o personalismo nunca esteve tão forte na política acreana e brasileira”. Isto impede a construção de alianças políticas sólidas que garantam a execução de um projeto de governo ou de cidade. Tudo está à mercê da decisão de pessoas como em uma monarquia tribal nas polinésias. Nomes têm de sobra que disputarão as prefeituras em 2024 e o Palácio em 2026, porém, um plano de governo chupado da internet, nem isso, quanto mais um projeto sério de desenvolvimento. Bom, acerca disso, vai uma sugestão: visitem o Chat GTP.


“O nosso projeto para o Acre é derrotar o PT; existe projeto melhor do que esse”? (Mote da campanha eleitoral de 2018, que encerrou 20 anos de FPA)


. O presidente da Aleac, o bom deputado Luís Gonzaga (PSDB) liga informando que doze senhores deputados estiveram presentes em Brasiléia na vinda do ministro da Justiça, Flávio Dino.


. Se alguém anda criticando, a crítica não é justa!


. “O presidente Lula está enviando mais de R$ 170 milhões para a BR-364, faz o L”.


. Não faz mais do que a obrigação, Macunaíma!


. “Concordo, mas quem tinha obrigação na gestão passada não fez”.


. Águas passadas não movem moinho, meu amigo!


. “O que exatamente o senador Márcio Bittar quer”?


. Sei lá, pergunta para ele!


. “Quer uma teoria da conspiração sobre as eleições de 2024 e 2026”?


. Não, não quero!


. “Vou falar assim mesmo, Gladson, Alysson, M. Alexandre, Petecão, Flaviano, Daniel Zen…vão estar todos juntos no mesmo palanque ano que vem…”


. A sua teoria é muito fuleira!


. “Espere e verás”!


. E o Jorge Viana nessa história?


. Armando, como o Eduardo, meio campista do Botafogo”.


. Para o Acre, é melhor o Jorge Viana na Apex do que o Zé das Couves lá da caixa prego.


. Hummm!!!


. “Você também sabia que o filé da eleição de 2026 é o Senado; serão duas vagas, a do Petecão e do Márcio Bittar”.


. Há quem diga que os deputados federais trabalham para conseguir uma das vagas, ou as duas, quem sabe.


. Nesse caso, tem que combinar com os russos.


. Bom dia!