Menu

Em Roma, deputado Ulysses discute crime organizado transnacional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A convite da embaixada americana em Brasília, o deputado coronel Ulysses(UB/AC) participa em Roma (Itália), de 23 a 25 deste mês do Fórum Internacional do Programa de Combate ao Crime Organizado Transnacional. O evento reúne profissionais de segurança, promotores e formuladores de políticas de todo mundo para discutir as tendências atuais e como operam as organizações criminosas transnacionais. “Trata-se de um fórum global único para tratar de um problema de ordem mundial”, disse o deputado.


Agenda extensa e diversificada Segundo o parlamentar, neste ano o Fórum avalia a natureza evolutiva do crime organizado transnacional que usa a corrupção como facilitador essencial a fim de promover a sensação de impunidade dos grupos criminosos. Conforme o representante acreano, a pauta do encontro reúne temas bastante candentes e oportunos como o maior sindicato criminoso do Brasil- o PCC- e sua crescente relação com vários cartéis do narcotráfico e organizações criminosas, experiências coletivas da América do Sul além de avaliações de novos fluxos de tráfico de drogas para portos europeus provenientes do Cone Sul.

Publicidade

Constam ainda dentre os assuntos a serem debatidos as atividades criminosas transnacionais da Ndrangheta italiana e lavagem de dinheiro em todo o mundo. A serem discutidos também temas pontuais e estratégicos como o Agro Máfia, julgamentos e sanções, tráfico nos Balcãs Ocidentais e visões e desafios do crime organizado nos EUA.



Trabalho e experiência


Fundador do Gefron/AC (Grupo Especial de Operações de Fronteira), onde pôde conhecer in loco os problemas e desafios que estados fronteiriços como o Acre enfrentam em sua rotina, o deputado acreano vê no Fórum uma oportunidade de enriquecimento em aprendizagem e troca bastante frutífera de experiência em termos de crimes transnacionais em suas generalidades e especificidades. “Há muito o que conhecer como também contribuir num Fórum de pauta tão diversificada”, ressaltou.


O encontro também servirá como coleta de subsídios para audiência pública a ser presidida pelo parlamentar na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado a fim de discutir políticas nacionais de combate aos crimes transfronteiriços. Nesta terça-feira (23) o deputado participa de um jantar na representação diplomática brasileira a convite do embaixador Hélio Ramos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido