Nos últimos dois dias, o nível do Rio Acre, como já previa a Defesa Civil em Rio Branco, baixou para a cota de 3 metros.
O problema para as autoridades, e preocupa à população, é que a cota é muito baixa para o mês de maio, que está longe de ser um dos mais secos do ano.
A cota neste sábado, 20, conforme a medição das 6 horas da manhã, é de 3,6m. Com o nível de velocidade de redução que o Rio Acre tem apresentado na capital acreana, a previsão é que no final do mês, o manancial esteja abaixo dos 3 metros.
“Na realidade, apesar da nossa previsão, o ideia seria que estivesse um pouco mais, entre uma cota entre 4 e 5 metros. Quando chegarmos no final do mês, provavelmente, estaremos abaixo dos 3 metros, o que é preocupante”, diz Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.
A preocupação é que a partir do próximo mês de junho é quando se intensifica o verão amazônico e o Acre vai enfrentar cerca de 4 meses se chuvas. “Quando começa junho, temos vários meses complicados pela frente. De junho a setembro temos um período sem chuvas, principalmente, setembro, o pior mês do verão amazônico”, diz Falcão.
O nível muito baixo do Rio Acre pode comprometer o abastecimento de água na capital acreana e dificulta o transporte da produção agrícola de produtores ribeirinhos que precisam a navegação pelo manancial para o escoamento de seus produtos.
Sabrina Sato, de 43 anos, abriu o coração ao falar sobre a experiência dolorosa de…
Mais de 80, do total de 121 portos do Peru, foram fechados devido às fortes…
Raul Gil se despediu neste sábado (28) do SBT. O apresentador fez o último Programa…
O corpo de Matheus de Lima Nery, de apenas 8 anos, foi encontrado na manhã…
Filha de Letícia e Juliano Cazarré, Maria Guilhermina segue internada e teve seu estado de…
A Defesa Civil municipal recomendou a declaração de estado de emergência após reunião com o…