Categories: Cotidiano Notícias

Diretor de escola reclama da falta de apoio do governo na área esportiva estudantil

Published by
Leônidas Badaró

Neste mês de maio, uma delegação da escola estadual Santa Maria II, que fica localizada no Ramal da Castanheira, na região da AC-40, participou de uma competição na cidade de Puerto Maldonado, com parte das comemorações dos 50 anos do Colégio Dos de Mayo em Puerto Maldonado,


A equipe da escola foi campeã da competição internacional. No entanto, apesar do título e do importante intercâmbio para os estudantes, o diretor da escola reclama da falta de apoio do governo na área do esporte, considerado também importante no processo educacional, para as escolas “menores”. Apesar de ter sido campeã, a escola não tem uma quadra de esportes e os treinos acontecem na quadra do Sest/Senat que empresta o espaço.


A delegação de 19 pessoas, incluindo estudantes, professores e a direção da escola passou 14 horas na estrada até chegar ao destino e mesmo a escola tendo enviado ofício à Secretaria de Educação, a unidade de ensino não foi atendida. “A falta de apoio parece ser só para as escolas menores. Sempre é dada prioridade às escolas maiores como os Colégios Militares, o Colégio Acreano, que recebem apoio para participar de competições. Esse sempre foi o comportamento da Secretaria de Educação. A gente não pediu dinheiro, só queríamos um dos dois ônibus que a SEE tem que tem capacidade para levar a nossa delegação. Se não podia financiar, bastava nos ceder um ônibus”, afirma Aníbal Chávez, diretor da escola.


A viagem só foi possível porque professores e funcionários da escola tiraram dinheiro do próprio bolso para custear as despesas, além de moradores da região que ajudaram “adotando” um aluno com o pagamento da viagem.


“A viagem da nossa delegação acreana foi uma mostra que o Estado não incentiva, nem apoia atividades ou eventos desta natureza. Esperamos que as autoridades ou representantes da Educação e do Esporte tenham maior participação na organização deste tipo de atividade, assim como o incentivo ao desenvolvimento de atividades esportivas e culturais. Participar de um evento cultural e esportivo permite abrir as mentes dos nossos alunos”, destaca o diretor da escola.


O ac24horas aguarda um posicionamento da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte sobre a reclamação do gestor e como funciona as parcerias para o apoio às escolas que participam de competições esportivas e sobre a falta de uma quadra de esportes para que os estudantes possam realizar a prática de atividades físicas.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Campeão do ‘The voice Brasil’ pausa carreira e desabafa: ‘Não consigo ter ânimo para cantar’

Campeão da nona temporada "The voice Brasil", em 2020, Victor Alves usou as redes sociais…

09/05/2024

‘Arrocha Malucos por Quadrilha’ começa nesta sexta (10) em Rio Branco

Organizado pela Junina Malucos na Roça, o evento que celebra as tradições juninas acontece entre…

09/05/2024

Governo prorroga prazo de inscrição para seletivo de estagiários

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), anunciou na…

09/05/2024

Globo contrata seguranças após William Bonner sofrer ataques no RS

O deputado federal Mário Frias (PL-SP) compartilhou um vídeo nas redes sociais em que William…

09/05/2024

Simony revela gastos com tratamento de câncer: ‘Mais de meio milhão’

A cantora Simony contou que precisou vender parte do seu patrimônio para pagar tratamento de…

09/05/2024

Abandono de Estações de Tratamento agrava saneamento em Rio Branco

A problemática do saneamento básica na capital acreana que torna Rio Branco uma das piores…

09/05/2024