Os deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), votaram nesta quarta-feira, 10, o projeto de lei (PL) que autoriza o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinoides.
De autoria do parlamentar, Marcus Cavalcante (PDT), a proposta pretende adequar a temática do uso da cannabis medicinal aos padrões de saúde pública estadual mediante a realização de estudos e referências internacionais.
A afirmativa se refere a remédios como o tetrahidrocanabinol, que serve para o tratamento de pacientes portadores de doenças de espasticidade moderada a grave e que comprovadamente diminui as consequências clínicas e sociais dessas patologias.
No entanto, a matéria foi aprovada com algumas alterações propostas pelo relator, deputado Eduardo Ribeiro (PSD). “Recomendo a supressão de alguns artigos para não haver futuramente uma alegação de vício de iniciativa com relação à estrutura do Estado, como no artigo 3º, por exemplo, que fala sobre o que seria o canabidiol, e acredito que quem deve argumentar o que é ou não é a própria Anvisa. Sugiro também que o projeto seja feito no sentido de autorizar o estado quando há recursos públicos para isso, a utilizar da política de fornecimento do medicamento, porque da forma com está de fornecimento gratuito pode aumentar a despesa e só quem pode fazer isso é o Estado. Por isso sugiro as devidas alterações”, explicou.
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), destacou a importância do projeto. “Considero que o que estamos aprovando aqui pode servir como uma referência para outros estados no Brasil. Por isso louvo a dedicação do deputado Eduardo ribeiro que mergulhou fundo no projeto para garantir que o mesmo fosse aprovado sem nenhum problema. Parabenizo também a importante iniciativa do autor da matéria, deputado Marcus Cavalcante”, disse.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…