Menu

Oswaldo D’Albuquerque apresenta panorama das correições de fomento à resolutividade no CNMP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Corregedoria Nacional apresentou, durante a 7ª Sessão Ordinária de 2023, realizada nesta terça-feira, 9 de maio, um panorama parcial das correições de fomento à resolutividade, que vêm sendo realizadas desde o ano passado em todo o país.

Para o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, “resolutividade abrange todo o processo de solução de problemas em diferentes situações, mas seu significado vai além disso”. Ele destaca que “há vidas que se refazem e se transformam conscientemente ao longo desse processo, já que as pessoas protagonizam decisões coletivas, exercendo sua cidadania plenamente”.

Anúncio

A apresentação dos dados durante a sessão plenária foi realizada pelo coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Marco Antonio Santos Amorim. Ele informou que, até o momento, foram correicionados 616 projetos, sendo 519 nos MPs Estaduais e 97 nos MPs dos ramos da União (26 no MPT e 71 no MPDFT).

Marco Amorim destacou que a correição iniciada nesta semana no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é a 13ª relacionada ao tema fomento à resolutividade, que tem por objetivo conhecer, aprimorar e compartilhar boas práticas institucionais que possam ser replicadas nos demais ramos e unidades do MP brasileiro.

Entre os 17 temas trabalhados nas correições temáticas, as áreas de maior interesse nos projetos correicionados são: infância e juventude (23%); meio ambiente (19%); defesa da mulher (16%); educação (15%); patrimônio público (15%); e saúde (12%);

Já em relação aos temas transversais, as áreas de maior interesse nos projetos correicionados são infância e juventude (29%), educação (17%); saúde (16%); defesa da mulher (13%); e criminal (11%).

Os dados parciais ainda revelam que as áreas de maior atuação por membros do gênero masculino são infância e juventude e meio ambiente; os membros do gênero feminino, por sua vez, atuam mais em infância e juventude, defesa da mulher e direitos humanos/cidadania.

Fazendo um recorte por região geográfica, a temática mais presente nos projetos correicionados na região Norte do país, mais especificamente no MP/AC, MP/RO e MP/AP, foi “defesa da mulher”. Na região Nordeste, onde foram correicionados o MP/PB e o MP/PE, a “educação” foi o tema preponderante. Na região Sul, onde foram correicionados MP/RS, MP/SC e MP/PR, houve prevalência do tema “meio ambiente”; na região Centro-Oeste, onde o MP/MS foi correicionado, destacou-se o tema da “defesa do patrimônio público”. Por fim, as temáticas mais presentes nos projetos correcionados no MPT foram “saúde” e “meio ambiente”.

O corregedor nacional do MP, Oswaldo D´Albuquerque, pretende, até o fim do seu mandato, em dezembro, que todos os ramos e unidades do MP brasileiro sejam correcionados na temática de fomento à resolutividade, possibilitando que iniciativas, ações e projetos possam ser aprimorados e compartilhados entre as instituições ministeriais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.