Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Washington, Gladson participa de reunião com Fundo Global para o Meio Ambiente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli participou nesta terça-feira, 9, em Washington, nos Estados Unidos, de um encontro com o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que é um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo.


De acordo com publicação da Agência de Notícias do Acre, o atual ciclo do GEF-8, que se estende de 2022 até 2026, aumentou em cerca de 30% a captação de recursos dos países doadores, alcançando volume em torno de US$ 5,3 bilhões para investimento.

Anúncios


Mesmo que o diálogo com o GEF, que é um dos maiores fundos de meio ambiente e o Brasil o segundo país que mais capta recursos desse fundo, seja feito diretamente pelo governo federal, os estados da Amazônia presentes no encontro da Força-Tarefa apresentaram suas demandas.


O governador Gladson Cameli apontou a necessidade de recursos que gerem impacto efetivo na ponta, segundo a cobertura da agência estatal.


“Precisamos que as comunidades tenham a oportunidade de desenvolvimento social e econômico para manter a floresta em pé. O Acre está organizando ainda mais suas políticas ambientais de fortalecimento da cultura, proteção de áreas protegidas, fortalecimento das tradições dos povos do nosso estado. Por isso, precisamos estar integrados em todos os projetos”, esclareceu Cameli.


A secretária de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas, Julie Messias, explicou que o Acre já executa recursos do GEF por meio de um projeto chamado Paisagens Sustentáveis da Amazônia.


“No Acre, já somamos mais de 20 milhões em execução do Paisagens Sustentáveis. Atuamos de forma coordenada com a agência implementadora (Banco Mundial) e agências executoras (Conservação Internacional e FGV Europe), com a coordenação do Ministério do Meio Ambiente”, disse.


A coordenadora do GEF, Adriana Moreira, destacou que o Acre já tem projetos em execução e a partir de agora novos projetos serão inseridos em diversas áreas degradadas.


“Estamos na terceira fase de execução de projetos. O Acre é um dos quatro estados contemplados na implantação do código florestal. Nossas expectativas são as melhores possíveis, de modo que possamos, juntos, continuar trabalhando pela preservação do nosso meio ambiente”.


Com informações da Agência de Notícias do Acre – Foto: Diego Gurgel/Secom


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido