Menu

Acre ainda realizará mais de três mil procedimentos cirúrgicos esse ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o Plano Estadual de Redução de Filas aprovado pelo Ministério da Saúde (MS), o que representa mais de R$ 2 milhões em recursos federais destinados para a realização de cirurgias eletivas em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) espera realizar até o final do ano mais 3.302 procedimentos cirúrgicos.


A Sesacre apresentou o Plano nesta terça-feira, 9, durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), em Rio Branco, conforme reportagem publicada pela Agência de Notícias do Acre assinada por Cássia Veras.

Publicidade

O Plano Estadual integra o Plano Nacional das Filas de Cirurgia Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), instituído através da Portaria GM/MS n° 90. O objetivo é incentivar a organização de mutirões em todo o país, para desafogar a demanda represada.


“É o esforço conjunto do governo federal, estadual e municipal. Os pacientes estão nos municípios, mas não estão restritos aos limites geográficos, são usuários do SUS. Isso é para mostrar o nosso compromisso com todos”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.


Constam no documento, ações macros, com a característica de viabilidade por parte da Sesacre na realização de oferta de procedimentos cirúrgicos eletivos. Inicialmente será repassado 1/3 do valor estabelecido, o que representa cerca de R$ 850 mil.


“Levando em consideração a logística dos municípios, para tentar atender todas as regionais, elaboramos o plano, enviamos para o Ministério da Saúde e foi aprovado. Estamos com esse recurso em conta e já começamos a execução em nossas unidades”, informou a gerente de assistência do Complexo Regulador Estadual, Maressa Guimarães.


Reunião da CIB


A reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é realizada mensalmente. Dela participam secretários municipais de Saúde e gerentes de áreas técnicas da secretaria estadual e municipais de Saúde, para discutir problemas e elaborar propostas de aperfeiçoamento das ações no estado.


Com informações da Agência de Notícias do Acre – Foto: Odair Leal/Sesacre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido