Categories: Destaque 4 Notícias

Naufrágio pode ter provocado vazamento de milhares de litros de biodiesel no Rio Tarauacá

Por
Raimari Cardoso

Desde quando uma balsa que transportava duas máquinas pesadas entre Tarauacá e Jordão naufragou no Rio Tarauacá, no último dia 21 de abril, levantou-se uma suspeita de que, além dos equipamentos, cerca de 80 mil litros de biodiesel destinados à empresa que gera energia elétrica na cidade isolada tenham ido parar no fundo do rio, causando um desastre ambiental.


Consultado, o prefeito de Jordão, Naudo Ribeiro, afirmou não ter nenhum conhecimento de que a embarcação contratada pela prefeitura estivesse transportando biodiesel. Ele também assegurou que não circulou pela cidade, nem mesmo pelas redes sociais, informação relacionada a derramamento de óleo no Rio Tarauacá, como chegou a ser noticiado.


No entanto, segundo o presidente da Associação de Seringueiros e Agricultores da Reserva Alto Tarauacá, Daniel Lima, ribeirinhos da região afirmam que uma embarcação realmente naufragou com um carregamento de óleo. Ele explicou que o naufrágio envolveu duas balsas, sendo que a que transportava as máquinas da prefeitura vinha atrelada a outra, que levava o biodiesel.


“Não posso dar certeza, mas é muito provável que houve um grande vazamento de óleo, isso com base no que foi visto e comentado pelos moradores da unidade que moram perto de onde aconteceram os naufrágios. O que a gente quer é que as autoridades verifiquem o que de fato aconteceu e que providências sejam tomadas”, disse ele.


Daniel Lima também afirma que há cerca de um mês outra balsa transportando biodiesel adornou após ter sido atracada em um barranco para que a tripulação dormisse. Nesse caso, ele diz ter certeza de que houve derramamento de óleo no Rio Tarauacá, reforçando que é necessária uma averiguação por parte das autoridades competentes sobre o acontecido.


A reportagem entrou em contato com o empresário Raimundinho Damasceno, proprietário da Transportadora RI, que foi contratada pela prefeitura por R$ 40 mil para fazer o transporte das máquinas ao município. Mesmo tendo visualizado as mensagens enviadas por duas vezes, ele ignorou as perguntas feitas sobre o que vem sendo propagado a respeito do assunto.


O mesmo foi feito com relação a um suposto gerente da Transportadora RI, de nome Carlos Tadeu, que também não deu retorno ao contato feito até o fechamento desta publicação. Uma pessoa da região com quem o ac24horas conversou sobre o assunto disse que o gerente informou a ele que o óleo que a embarcação transportava foi preservado.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Nadador Gabriel Araújo conquista 1º ouro do Brasil na Paralimpíada

O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris não tardou. Nesta quinta-feira (29),…

29/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

MP reforça fiscalização contra maus-tratos a animais na Cavalgada de Rio Branco

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado…

29/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Ifac anuncia matrículas em cursos técnicos no Campus Transacreana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) divulgou nesta semana abertura…

29/08/2024
  • Juruá
  • Notícias

Justiça manda Jéssica Sales retirar bandeiras de locais públicos em Cruzeiro do Sul

Após a candidata à prefeitura de Cruzeiro do Sul, Jéssica Sales, fixar bandeiras em vários…

29/08/2024
  • Acre 01

Bocalom e Alysson acreditam que propagandas eleitorais farão eleitor notar transformação

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL), o candidato a…

29/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Comarca de Sena Madureira abre inscrições para jurados voluntários

Ser jurado no Tribunal do Júri é fundamental para o funcionamento do sistema judiciário, tendo…

29/08/2024