Categories: Juruá Notícias

Detentas do presídio Manoel Nery recebem capacitação da FIEAC em Cruzeiro do Sul

Por
Sandra Assunção

As detentas do presídio Manoel Nery, em Cruzeiro do Sul, concluíram nesta sexta-feira,28, um curso de Costura Industrial garantido pela Federação das Indústrias- FIEAC e receberam os certificados de conclusão. O Termos de Cooperação Técnico celebrado entre a FIEAC, o SENAI/AC e o IAPEN, possibilitou às internas do sistema prisional de Cruzeiro do Sul, 60 horas de aprendizado.


O objetivo segundo a representante da FIEAC em Cruzeiro do Sul, Janaina Terças, é oportunizar às mulheres a inserção no mercado de trabalho depois que elas deixarem o sistema prisional. Além disso, há a remição da pena, sendo que a cada três dias de trabalho, reduz um da pena a ser cumprida.



“Este é o início de um novo tempo para elas, que não tinham nenhuma oportunidade de se profissionalizar e remir suas penas. A cooperação entre as instituições e as malharias locais, que doaram os insumos necessários para a aplicação do curso, tratam uma perspectiva de cidadania e futuro para essas mulheres, que hoje são internas no sistema prisional, porém amanhã, precisarão de suporte para enfrentar a vida fora do presídio”, citou ela.


A FIEAC, a secretaria da mulher, e o IAPEN, firmaram nova parceria, que possibilita avançar com as ações no presídio feminino. O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro e a Secretária da Mulher, Márdhia El Shawwa, firmaram um Termo de Cooperação de Trabalho, que contará com a doação de cinco mil camisas para serem customizadas pelas detentas. “Com essas 5 mil camisas elas vão se aperfeiçoar mais na nova profissão e ficar menos tempo atrás das grades. Após a customização, as camisas retornam à Secretaria da Mulher para serem utilizadas nas ações desenvolvidas pela pasta. Há também a possibilidade de empresas privadas locais poderem firmar parcerias com o IAPEN, para utilizar essa mão de obra qualificada, a exemplo de outros Estados do Brasil”, pontuou Janaina.



O diretor do presídio de Cruzeiro do Sul, Elves Barros agradeceu pelas parcerias. “Queremos ampliar os cursos para garantir mais conhecimento para as detentas para garantir a reinserção delas na sociedade”, pontuou.


“A ideia é ampliar cada vez mais essas parcerias de forma a ressocializar e garantir oportunidades e visando a melhoria da condição dos encarcerados”, conclui o presidente da FIEAC, Adriano Silva.


Share
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias

  • Acre

Nível do Rio Acre chega a 11,47m na última medição deste sábado

O nível do Rio Acre continua subindo na capita acreana. Conforme a Defesa Civil, a…

28/12/2024
  • Extra Total

VÍDEO: militar aposentado e filho PM sacam arma para coronel durante bate-boca em farmácia de Rio Branco

Uma confusão por pouco não termina em tragédia na tarde deste sábado, 28, em uma…

28/12/2024
  • Destaque 2

Gladson defende composição do PP com Joabe Lira na presidência da Câmara

O governador Gladson Cameli (PP) afirmou em entrevista coletiva neste sábado, 28, ser favorável à…

28/12/2024
  • Destaque 1

Bocalom e Kellen Nunes se casam em Rio Branco em cerimônia na Igreja Santa Inês

O prefeito Tião Bocalom (PL), 71, oficializou o matrimônio com a advogada Kellen Nunes, 47,…

28/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Grávida, Bruna Biarcardi fala de julgamentos na internet: ‘Não se colocam no lugar das outras’

Esperando a segunda filha com Neymar, Bruna Biancardi falou sobre os julgamentos e críticas que…

28/12/2024
  • Televisão

Sabrina Sato relembra “dor profunda” ao perder bebê

Sabrina Sato, de 43 anos, abriu o coração ao falar sobre a experiência dolorosa de…

28/12/2024