Categories: Blog do Crica Notícias Política

Não definitiva, mas foi uma derrota de Gladson no STJ 

Por
Luis Carlos Moreira Jorge
Tem muito leigo em Direito dando palpite alienado de que o governador Gladson Cameli foi condenado no STJ. Alguns, indo mais além na imaginação, de que vai ser afastado e os mais afoitos de que, ele será preso. Para situar, a situação juridicamente: o que houve foi a derrota da tese dos advogados de defesa que queriam a anulação de todas as provas colhidas até aqui pela Polícia Federal.
Uma derrota acachapante, por unanimidade dos ministros do STJ, a tese foi rejeitada e as provas colhidas consideradas como legais. A situação é, sim, muito grave, mas é bom ressaltar que a PF não concluiu ainda a sua coleta de provas, o que deve ocorrer em maio. Até lá, o Gladson não será indiciado, o Ministério Público Federal- via PGR ainda não apresentou Denúncia crime. E, assim sendo, o Gladson ainda não virou réu, pode acontecer no futuro.
Não vamos pintar o boneco de mel, o quadro do Gladson, pelo contrário, é amargo e gravíssimo. Não só para ele, mas para todos os acusados. Terá toda a produção de provas para apresentar ao longo do processo. Pode ser condenado ou inocentado. Ninguém tem bola de cristal para adivinhar o desfecho. O caso também não é só de conotação política, mas eleitoral, porque no caso de uma condenação pelo colegiado do STJ, ele se tornará inelegível para disputar a eleição de 2026. Isso está nas hipóteses. O processo na sua essência ainda vai começar e com gravidade para os acusados. Até a decisão final do STJ, é do Direito que se aplique a esse caso, a norma constitucional da presunção de inocência. Esse é o quadro atual.
NÃO ACREDITO
Na verdade, este recurso rejeitado já era visto por advogados consultados pelo BLOG, como de difícil aceitação. Também não acredito que o recurso ao STF vá tornar tudo nulo. Vejo mais como um movimento da defesa para ganhar tempo.
NÃO PODE REPETIR O ERRO
Acredito que o secretário de Educação, Aberson Carvalho, vai deixar o Arena da Floresta com a sua recuperação, o orgulho que sempre foi para o esporte acreano. Tão importante que isso é quem será colocado para ser o subsecretário de esporte. Não pode ser ninguém com ligação na gestão passada. Quem faz um bom trabalho no esporte, e seria um gestor ideal, é o jornalista João Renato Jácome, que tem um belo trabalho nesta área. É apenas uma sugestão.
CUECA NO BATOM
As cenas divulgadas do General do GSI, Gonçalves Dias, se confraternizando com os loucos que destruiram as sedes dos poderes, é uma prova que havia militares insuflando o quebra-quebra, sonhando com um golpe militar. O mais grave é que o General era da mais extrema confiança do Lula. Isso deixou o Planalto na defensiva, tudo que a oposição queria. Por quê só agora o fato veio à tona? Por quê o corpo mole? O que se encontra por trás do episódio não pode ser varrido para debaixo do tapete. Tem que ser apurado e os militares que não impediram o vandalismo devem ser punidos, como foram os civis. Não importa que seja General,Cabo ou Soldado. Que ficou estranho, ficou. O governo do Lula foi colocado nas cordas com este episódio estranho. Deram uma bandeira que a oposição não tinha como narrativa.
DECISÕES CÉLERES
Deveria ser analisada com carinho pelo Judiciário a proposta do deputado Afonso Fernandes (PL), para a criação de uma Vara Agrária, para dar celeridade às divergências jurídicas que dizem respeito às questões do campo. Muitas se arrastam por anos.
INVESTIMENTO PESADO
O desemprego é alto no estado. O que mais gera emprego a curto prazo é a construção civil, porque promove renda e emprego para a faixa mais carente da população. Chega de inchar o quadro do estado com empregos. Chega de cabide de emprego.
BOM PARA AMBOS
Saúde e Política, quando juntos, se tornam um explosivo, não dá certo. O governo agiu correto em não municipalizar a rede pública de Saúde em Sena Madureira. Municipalizar seria o reconhecimento de incompetência do secretário Pedro Pascoal. E foi bom para o prefeito Mazinho Serafim, que seria alvo de críticas da população, caso não fosse bem assistida. Não existe pasta mais difícil de gerir que a Saúde, que costuma triturar na opinião pública seus gestores. O Mazinho não perdeu nada.
EM ARTICULAÇÃO
O deputado Tadeu Hassem (Republicanos), já está se mexendo para seu grupo ter candidato a prefeito de Epitaciolândia. É o que dá para se deduzir ao ciceronear um grupo de vereadores de Epitaciolândia semana passada pela ALEAC.
MUITO PARECIDO
Quando o Bolsonaro abria é um torrente de idiotices e rancores. O Lula também está falando muita abobrinha quando abre a boca, como na questão da Ucrânnia.
PRIMEIRA LAPADA
O STF já fez maioria para tornar réus os primeiros que vandalizaram as sedes dos três poderes. Vão gramar uma boa temporada atrás das grades e se arrepender de terem sido manipulados para acreditar que os militares dariam um golpe contra o Lula. O Bolsonaro se encontra no bem bom, e seus seguidores encrencados e com o desfecho final de prisões. Os que não estão presos serão presos no curso do processo,
Não vão escapar.
PRIMEIRO PASSO
Caso a deputada federal Socorro Nery (PP) consiga ganhar a presidência do diretório municipal do PP, ela estará dando o primeiro passo, para firmar sua candidatura a prefeita de Rio Branco.
COM CERTEZA
Caso a liderança do governo estivesse ainda sob o comando do deputado federal Gérlen Diniz (PP) ou do deputado Pedro Longo (PDT), por certo o governo estaria melhor defendido neste momento delicado pelo qual passa com a operação Ptolomeu.
MUITO SIMPLES
O governo só pode fazer novas contratações se não passar o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se contratar sem a observação vai responder por crime de improbidade administrativa. E o CPF fica sujo.
DESDE CRIANCINHA
Politicamente, o senador Sérgio Petecão (PSD) se tornou amigo do governador Gladson Cameli desde criancinha. “Amigo e aliado”, é como se refere ao Gladson.
FRASE MARCANTE
“Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista”. Nelson Rodrigues, escritor.
Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024