A guerra entre facções produziu 23 assassinatos no primeiro trimestre de 2023 no Acre, aproximadamente um morto a cada quatro dias. Esse número representa 41,8% das mortes intencionais violentas (MVIs) ocorridas entre janeiro e março deste ano em todo Estado.
Para efeito de comparação, em fevereiro ocorreram 14 assassinatos decorrentes dos conflitos envolvendo faccionados. Ou seja: em números absolutos o banho de sangue aumentou em março.
No total, 55 MVIs foram registradas no Acre nos 1os três meses. Um desses assassinatos é de mulher, 2% do total.
Os dados do NAT mostram que as MVI apresentaram aumento de 19,6%, se comparadas ao total ocorrido no 1º trimestre de 2022.
“Observa‐se que a maior parcela dentre as causas, direta ou indireta ainda recai nos conflitos que envolvem as facções”, diz o boletim de março do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Acre.
Em relação à capital acreana, o número de MVI não apresentou variação no período em análise. Rio Branco, no 1º trimestre de 2023, concentrou 41,8% do total de MVI ocorridos em todo o Estado. Em relação ao interior, a maior incidência de MVI no 1º trimestre, ocorreu nos municípios de Senador Guiomard, onde foram registrados 5 assassinatos, Sena Madureira (5), Cruzeiro do Sul (5), Epitaciolândia (4) e Feijó (3).
O NAT foi instituído no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre por meio do Ato n.º 25, de 13 de setembro de 2012 para prestar apoio de inteligência e segurança institucional, técnico científico e operacional, por meio de servidores habilitados em áreas de conhecimento específico, aos órgãos de execução e, em especial, aos Grupos de Atuação Especial.
Um estudo divulgado nesta semana pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre explora…
O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou um…
A história parece enredo de um filme, mas é a emoção da vida real. Há…
CGU constata sobrepreço de 728% em compra da Fundhacre Relatório da Controladoria Geral da União…
A cantora Roberta Miranda revelou que escondeu a própria sexualidade após fazer uma promessa para…
Malu Barbosa, amiga de Preta Gil, deu atualizações sobre o estado da cantora na manhã…