O Rio Juruá marcou 13.66 metros na medição das 6, das 9 da manhã, ao meio dia e às 15 horas desta sexta-feira, 14, sinalizando a estabilidade, que deverá ser seguida da vazante do manancial.
“Pelo nível de Porto Walter e o comportamento nas ultimas horas, acreditamos que já na noite desta sexta-feira o Rio Juruá comece a vazar”, citou o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, tenente Josadaque Ibernon.
A cheia do rio Juruá atinge 12 bairros e localidades e cerca de 28 mil pessoas mas apenas três famílias deixaram as residências. Duas foram para aluguel social pago pela prefeitura de Cruzeiro do Sul e uma, para a casa de parentes.
Algumas localidades, como o Seringal Florianópolis, já tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido pela Energisa para garantir a segurança dos moradores.
Já foram alcançados pelas águas do Rio Juruá todas as comunidades ao longo do manancial, os bairros da Várzea, Cobal, Cruzeirinho, Miritizal, Lagoa, Saboeiro Olivença, Remanso, Variante e as Comunidades da Praia Grande, do Nari do Moa e Tapiri.