Após todo o transtorno causado pela enchente do Rio Acre e de igarapés pela cidade de Rio Branco, a capital acreana ainda pode ser acometida por um novo desastre, que é a onda de desbarrancamentos após a vazante do manancial. A informação é do coordenador da Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão, proferida durante o Bar do Vaz nessa quarta-feira (12).
Segundo Falcão, pelo menos dois bairros da cidade já estão sofrendo com o problema, que são os bairros Cidade Nova e Bairro Quinze. “Já teve desbarrancamento em Rio Branco e ainda deve ter mais. A partir do momento em que a água vai saindo, toda aquela pressão “falta” e esse barranco cai. Com certeza teremos mais”, informou.
O aumento no número de desbarrancamentos só comprova outro dado preocupante: Rio Branco possui atualmente 61 áreas de risco, figurando como o 20º município com mais áreas de risco no Brasil. “E isso agora aumentou com a água indo embora”, comentou o coronel.
Cerca de 75 mil pessoas foram atingidas de alguma forma com a enchente deste ano. A Defesa Civil começou a fazer o levantamento dos prejuízos e já chegou a mais de R$ 300 milhões a soma das perdas com o desastre.
Foram 14 mil pessoas desalojadas – que foram para casa de familiares – e 4 mil desabrigados, que ficaram em abrigos montados em escolas e no Parque de Exposições. Os prejuízos da enchente do Rio Acre e da inundação de igarapés pode superar a da maior cheia já registrada no Estado, quando o manancial alcançou 18,40 metros em 2015.
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…