Quase 20 dias após a enxurrada que elevou rio, córregos e igarapés na cidade de Rio Branco, a capital acreana ainda não tem data para retomar as aulas em escolas municipais que foram atingidas pela segunda maior enchente do Rio Acre. Nesta segunda-feira, 10, a secretária municipal de educação, Nabiha Bestene, informou ao ac24horas que irá se reunir com demais autoridades públicas para definir quais serão os encaminhamentos a partir de agora.
Segundo a gestora, a prefeitura de Rio Branco deve começar a alinhar com o ensino os próximos passos para o remanejamento das aulas. Além das escolas que foram afetadas diretamente pela cheia, ainda há aquelas que continuam servindo de abrigo para as famílias que ficaram desabrigadas pela alagação.
A secretaria ainda não tem número exato das instituições que estão sem aulas ou das que permanecem sendo abrigo, mas que deve levantar esses dados ainda nesta segunda-feira. O município destacou que há escolas que deverão passar por manutenção após serem atingidas pela água.
Há cerca de quatro dias, o nível do Rio Acre está em constante vazante na capital acreana. Nesta segunda-feira, a última medição, das 9 horas, aponta que o manancial acaba de sair da cota de alerta, marcando 13,45 metros.