Menu

Católicos acendem velas e celebram missa da Vigília Pascal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com um ritual litúrgico da igreja católica, o bispo Dom Joaquim Pertinez presidiu, para centenas de pessoas, na noite deste Sábado Santo, 8, à missa da Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, na capital.

A cerimônia que deve durar duas horas, teve início do lado de fora da igreja, com os fiéis observando o bispo acendendo o círio pascal em uma pequena fogueira. Já com a Catedral às escuras, a celebração da luz, a bênção do fogo e preparação do círio pascal, Joaquim guiou a procissão com velas pela nave central, sem cantos, até que o diácono proclama pela terceira vez “Eis a Luz de Cristo” as luzes da Catedral foram acesas.

Anúncio

A cerimônia seguiu com os católicos, já com suas velas nas mãos, acendendo uma a uma, com a proclamação da Páscoa e a Liturgia da Palavra. A Vigília Pascal ou Grande Vigília, é uma celebração cristã realizada na véspera do Domingo de Páscoa. Nesta vigília, celebra-se ritualmente a ressurreição de Jesus Cristo.

O bispo Dom Joaquim contou que a celebração da vigília pascal é de suma importância nessa reta final da semana santa. “Essa noite em que Jesus passou da morte para a Vida. Convidamos os irmãos para uma vigília reflexiva. A ele [Jesus] a eternidade. Que o senhor nos proteja e nos guarde, amém”, comentou o reverendo.

O aposentado Manuel Castro, elogiou a cerimônia religiosa e garantiu que a vigília pascal traz paz interior. “O Círio Pascal é onde teremos a renovação das promessas batismais, benção da água e celebramos a Páscoa e ressurreição do senhor Jesus”, explicou.

FOTOS: SÉRGIO VALE

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.