Depois de dois anos suspensa em decorrência da pandemia da Covid-19, ocorreu nesta sexta-feira Santa, 7, a procissão do Cristo Morto, tradicional da Sexta-Feira da Paixão e contou com a presença maciça de milhares de católicos de 30 paróquias pelas ruas do centro de Río Branco.
A peregrinação saiu da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, onde o bispo Dom Joaquim Pertiñez celebrou a “Liturgia da Paixão” no final da tarde, sendo encerrada pela noite, nas escadarias do Palácio Rio Branco, no Centro. A organização estimava um público de 10 mil pessoas, mas, com a chuva o número ultrapassou os 4 mil fiéis.
A “Via Sacra” consiste em uma procissão onde os fiéis percorrem a caminhada de Jesus carregando a cruz, desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário. Nesse trajeto, são montadas 14 estações, constituídas de quadros ou esculturas que representam as principais cenas da Paixão de Cristo. Durante o ato, os cristãos rezaram e cantaram louvores em um clima de emoção e devoção.
Pertiñez destacou que a data é lembrada anualmente, e que o dia é marcado por intensas atividades da Igreja, com oração e agradecimento a Jesus Cristo. “Esse é o momento em que lembramos e assistimos, pessoalmente, como foi sofrida a morte de Cristo. Ele deu a vida por nós, mas ressuscitou no terceiro dia. Hoje é um dia muito importante e também de reflexão”, declarou.
As tradicionais procissões da Semana Santa têm sua origem nas procissões que, desde a antiguidade, eram realizadas em todos os povos e religiões. Os judeus já faziam procissões na Páscoa, em Pentecostes e na Festa dos Tabernáculos.
O fiel Ruslan Saab, 45 anos, revelou que o retorno das procissões na capital é muito importante para os católicos. “Não faço pedidos, apenas agradecimentos a Deus pela benção da vida”, ressaltou.
Dona Joana Renata Souza, moradora do centro da capital, disse que deseja amor entre os irmãos neste ano. “Jesus nos deu a vida, então, temos que amar mais e brigar menos”, mencionou.
Nesta sexta-feira, celebra-se a paixão (o martírio) e a morte de Cristo. O ofício consiste na adoração do Cristo crucificado – ou Adoração da Cruz -, precedida por leituras da Bíblia e seguida pela comunhão eucarística.
FOTOS DE SÉRGIO VALE:
A cidade de Bella Flor, conhecida como Porto Evo Morales, na Bolívia, que faz fronteira…
Manoel de Jesus, morador do município do Jordão, um dos quatro de difícil acesso do…
Um grave acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete e um trator (rolo compressor) da empresa…
O auxiliar de serviços gerais Eduardo da Costa Azevedo, 22 anos, passou para a condição…
De 25 a 30 de novembro, a Amazon Tintas preparou uma Black Week com ofertas…
Uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Acre, que tem a educação como alvo principal, foi…