Foi realizada na noite desta quinta-feira, 6, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco, a celebração da missa do “Lava Pés”, que marca o início da Semana Santa. Nos próximos três dias a igreja católica faz uma programação que relembra a morte e a ressurreição de Cristo.
A celebração, que contou com a presença de centenas de fiéis, foi conduzida pelo bispo Dom Joaquim Pertinez que disse ser uma ocasião especial por se tratar da Santa Ceia de Jesus. “Isso inclui também o gesto do lava pés onde há eucaristia e sacerdócio, sem sacerdócio não há eucaristia. Então, essa é uma noite para chamar o amor fraterno, onde Jesus mostrou seu amor como alimento para nossas vidas e aos seus discípulos como gesto de amor e devoção. Esse é um momento sublime”, declarou.
O leitor da eucaristia da Diocese da capital, Antônio Barros, 39 anos, revelou que participar do ato na igreja é muito significante. “Esse é um momento muito satisfatório para nós católicos. Buscamos apenas as bênçãos do nosso senhor Jesus Cristo”, comentou.
Momento marcante da missa
Em meio a celebração, depois da leitura da eucaristia, o bispo Dom Joaquim escolheu 12 pessoas da igreja que fazem trabalhos de “caridade” no decorrer do ano para a sociedade. No ato, Pertinez levou e beijou os pés dos escolhidos que representaram os discípulos do senhor.
Participante ativa das atividades religiosas, dona Maria Isabel Castro, mencionou a satisfação em participar da celebração. Para ela, lavar os pés significa um ato de purificação. “Me sinto melhor e rejuvenescida para enfrentar as dificuldades da vida”, explicou.
Segundo a tradição católica, durante a última ceia, Jesus Cristo lava os pés de seus 12 apóstolos como exemplo de humildade. Essa data é relembrada na quinta-feira da semana santa, sendo ainda mais importante a toda comemoração relacionada à Páscoa e paixão de Cristo.
Após a missa, os fiéis devem participar da adoração ao santíssimo e a vigília pascal na sede da igreja.
Fotos de Jardy Lopes/ac24horas