Categories: Cotidiano Notícias

Regras disciplinares a alunos do Colégio Militar Dom Pedro II viram alvo de inquérito

Published by
Saimo Martins

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir um inquérito civil para apurar denúncias relacionadas à aplicação das regras disciplinares no Colégio Militar Estadual Dom Pedro II, em Rio Branco. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta terça-feira, 4.


Segundo o promotor Ricardo Coelho, o Colégio Militar Estadual Dom Pedro II além de instituir o regime disciplinar do seu corpo discente no regimento escolar, também adotou os Regulamentos Disciplinar, de Uniforme, de Continência e de Promoção, além de se utilizar de Termo de Compromisso para formalizar a ciência a tais regras pelos pais, mães ou responsáveis pelos alunos.


O MP destacou a constatação de conflito entre dispositivos dos atos normativos acima mencionados a respeito das hipóteses de transferência compulsória, renovação de matrícula e proibição de acesso à unidade de ensino por descumprimento das regras inerentes ao uso de uniforme. “A existência de normas conflitantes ou a falta de divulgação adequada destas, acarreta insegurança jurídica, interferindo no exercício do poder familiar em relação à decisão sobre a direção da criação e educação dos filhos por seus pais, mães ou responsáveis (art. 1634, inciso I, do Código Civil)”, diz trecho do despacho.


O órgão controlador ressalta que há necessidade de se verificar a compatibilidade das regras disciplinares em referência com a legislação que rege a educação básica e, por essa razão, decidiu abrir uma investigação aprofundada. “Instaurar inquérito civil com a finalidade de apurar os fatos noticiados e determinar as providências cabíveis”, citou.


A promotoria também requisitou ao Secretário Estadual de Educação, Cultura e Esportes, ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar e ao Diretor-Comandante do Colégio Militar Estadual Dom Pedro II informações sobre os fatos relatados e eventuais providências que serão adotadas. O prazo de tramitação do inquérito é de 01 (um) ano, prorrogável por igual período.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Operação encontra garimpeiros em situação análoga à escravidão no AM

Mais de 40 trabalhadores em condições análogas a escravidão foram encontrados ontem em um dos…

30/04/2024

Ex-mulher de Anderson Leonardo, do Molejo, desabafa: “Destruída”

Paula Cardoso, ex-mulher de Anderson Leonardo, compartilhou um emocionante desabafo nas redes sociais, refletindo sobre…

30/04/2024

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Gladson

O juiz federal Wendelson Pereira Pessoa, da 1ª Vara Civel de Rio Branco, rejeito a…

30/04/2024

Aos 75 anos, Ana Maria Braga ganha outro programa na Globo

Em meio aos rumores de que seria deixada de lado e até de uma possível…

30/04/2024

Trabalhadores da Saúde protestam na Aleac pela reformulação do PCCR

O Sindicato dos Trabalhadores Em Saúde do Estado do Acre - Sintesac faz uma manifestação…

30/04/2024

PF investiga esquema que desviou R$ 1,7 bilhão de recursos do SUS no Pará

A Polícia Federal faz uma operação nesta terça-feira (30) para investigar um esquema de desviou…

30/04/2024