Menu

Regras disciplinares a alunos do Colégio Militar Dom Pedro II viram alvo de inquérito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir um inquérito civil para apurar denúncias relacionadas à aplicação das regras disciplinares no Colégio Militar Estadual Dom Pedro II, em Rio Branco. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta terça-feira, 4.

Segundo o promotor Ricardo Coelho, o Colégio Militar Estadual Dom Pedro II além de instituir o regime disciplinar do seu corpo discente no regimento escolar, também adotou os Regulamentos Disciplinar, de Uniforme, de Continência e de Promoção, além de se utilizar de Termo de Compromisso para formalizar a ciência a tais regras pelos pais, mães ou responsáveis pelos alunos.

Anúncio

O MP destacou a constatação de conflito entre dispositivos dos atos normativos acima mencionados a respeito das hipóteses de transferência compulsória, renovação de matrícula e proibição de acesso à unidade de ensino por descumprimento das regras inerentes ao uso de uniforme. “A existência de normas conflitantes ou a falta de divulgação adequada destas, acarreta insegurança jurídica, interferindo no exercício do poder familiar em relação à decisão sobre a direção da criação e educação dos filhos por seus pais, mães ou responsáveis (art. 1634, inciso I, do Código Civil)”, diz trecho do despacho.

O órgão controlador ressalta que há necessidade de se verificar a compatibilidade das regras disciplinares em referência com a legislação que rege a educação básica e, por essa razão, decidiu abrir uma investigação aprofundada. “Instaurar inquérito civil com a finalidade de apurar os fatos noticiados e determinar as providências cabíveis”, citou.

A promotoria também requisitou ao Secretário Estadual de Educação, Cultura e Esportes, ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar e ao Diretor-Comandante do Colégio Militar Estadual Dom Pedro II informações sobre os fatos relatados e eventuais providências que serão adotadas. O prazo de tramitação do inquérito é de 01 (um) ano, prorrogável por igual período.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.