Categories: Cotidiano Notícias Política

Programa de Residência Médica amplia atendimentos no Pronto-Socorro de Rio Branco

Por
Leônidas Badaró

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Comissão de Residência Médica (Coreme), inicia nesta segunda-feira, 3, a oferta de 6 vagas em residência médica com acesso direto em clínica médica, para reforçar o trabalho de atendimento de urgência e emergência no Pronto-Socorro de Rio Branco.


A unidade hospitalar ganhará a concessão das bolsas em residência médica que foram adquiridas por meio de articulação da Sesacre.


Há mais de 10 anos não era disponibilizado esse serviço, que fortalece o atendimento com um amplo campo de atuação. Não havia preceptores com residência em clínica médica para recebê-los e agora há. A residência com especialidade em clínica médica era a área que faltava para ser implantada no Pronto-Socorro de Rio Branco.


A Residência de Clínica Médica é de acesso direto, ou seja, não exige pré-requisito. O processo seletivo já foi realizado. Ela tem duração de 2 anos, com carga de 60 horas semanais. As atividades são divididas em ambulatoriais, de emergência, hospitalares, rodízios em especialidades, atividades acadêmicas e de pesquisa.


De acordo com o secretário de Estado Pedro Pascoal, o programa de residência médica é de suma importância para o funcionamento do Pronto-Socorro de Rio Branco, já que ele é a porta de entrada para a urgência e emergência.


“Além de trazer profissionais que colaboram com a área de assistência médica, vamos poder contribuir com a formação dos médicos. Estamos investindo em qualificação por intermédio da residência médica”, destacou o titular da pasta.


Para o médico que deseja atuar como especialista em clínica médica, o campo de trabalho é bastante amplo e seguramente o maior na medicina, isto levando em conta as subespecialidades.


“Hoje damos início ao programa de residência médica no Huerb da especialidade em clínica médica, no setor de Urgência e Emergência. A residência médica é um ganho ao hospital e à população, ajuda a melhorar o sistema de saúde pública e a qualidade de vida da população”, ressaltou Samila Machado, responsável pela residência médica.


A médica residente pela Coreme, Erine Cavalcante, 29, explicou que a residência médica agrega ao profissional de saúde uma experiência muito maior, capacitando para o campo de trabalho e para uma melhor assistência ao paciente.


“A residência ganha mais um campo de estágio que há muitos anos não tinha, o que vai ajudar a melhorar o fluxo. Os residentes vêm para somar conhecimento, o aprendizado e melhorar a assistência aos pacientes”, acentuou a médica residente.


Crédito da foto: Júnior Aguiar/Sesacre


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024