A família de Pedro Alves da Silva, de 84 anos, informou neste domingo, 02, não receber as solicitações desejadas para o pai, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internado na emergência do Hospital Geral de Feijó.
Segundo Demiel, filha do idoso, ele precisa ser transferido para Cruzeiro do Sul, porém, será levado paro o outro município de ambulância, o que para ela seria um risco maior devido as condições das estradas.
“Como vamos colocar um idoso de 84 anos dentro de uma ambulância com AVC, acamado e que não aguenta nem ser mexer, em uma estrada esburacada como essa? É pedir para morrer mais rápido. Nos ajude”, declarou.
Demiel informou ainda que os médicos da unidade solicitaram anteriormente, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) aéreo para levar o homem, mas hoje pela manhã a direção teria afirmado que só seria liberado por ambulância.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para o transporte TFD o paciente precisa obedecer alguns critérios, que geralmente são regidos pela gravidade.
“Segundo o que foi avaliado pela equipe do SAMU, para responder a solicitação da médica, o paciente corresponde estar com os seus sinais estáveis. Sem gravidade para poder criar uma emergência para sobrevoar até Cruzeiro do Sul. Se ele estivesse em situação de emergência ou de riscos, já teria sido transportado via aéreo, mas ele está em condições suficientes para ser remanejado pela ambulância”, destacou.