Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Aumenta atendimento na UPA do 2º Distrito por síndromes diarreicas

A UPA do 2° Distrito, unidade de referência para atendimento da população vítima de alagamentos, registrou aumento no atendimento de pessoas com síndromes diarreicas, síndromes respiratórias e traumas como torção e cortes.


De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre, a unidade recebeu reforço com o aumento de 11 leitos de observação. Quatro médicos estão de plantão no atendimento ambulatorial, dois na emergência clínica e traumática.


Já na UPA da Sobral, o atendimento é normal. Quatro médicos atendem ambulatório e um na emergência.


A água contaminada das alagações apresenta alto risco de transmissão de doenças, por isso não utilizá-la e não ingeri-la é fundamental. Pessoas que entraram em contato com alagamentos ou inundações devem ficar atentas a sintomas como dor de cabeça, dor no corpo e náuseas, sintomas comuns à leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreia.


Principais doenças associadas a alagações:


Leptospirose: doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal. Em 2011 houve 115 casos e em 2012, 103. Neste ano, há 17 registros até o momento.


Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias. Ingestão de água ou alimentos contaminados são os maiores vilões. Fezes moles, aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito, náuseas e febre podem indicar a doença.


Febre tifoide: causada por bactéria e está relacionada a condições ruins de saneamento básico e higiene pessoal. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença. Febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, intestino preso ou diarreia estão entre os principais sintomas.


Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. São sintomas da hepatite A: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.


Sair da versão mobile