O bairro do Triângulo, em Tarauacá, tem sofrido com a erosão causada pelo Rio Tarauacá e perdeu quase 200 metros de barranco, de acordo com imagens de satélite.
O rio Tarauacá, que nos últimos 3 meses transbordou cinco vezes, tem cooperado para quebra do barranco no bairro do Triângulo, que há décadas sofre com a ação humana. Sem a conservação do solo – assim como barreiras e coberturas de plantas – a estrutura acaba cedendo à força da correnteza.
De acordo com o Gerente Administrativo da Defesa Civil de Tarauacá, Daniel Silva, o problema deve continuar causando transtornos a longo prazo. “O rio quebra o barranco e causa um aterramento dentro das águas, então o rio vai ficando mais raso”, diz.
Imagens de satélite confirmam o avanço do rio no bairro Triângulo. Em comparação com 2004, imagens de satélite de 2022 já mostram que o rio Tarauacá avançou 180 metros em direção à rua R. Lopes Gonçalves. “O que podemos fazer é mudar o curso do rio ou fazermos uma orla, mas isso exige estudos complexos”, disse Daniel Silva.