Menu

Presidente da Apex, Jorge Viana enfatiza problemas ambientais diante de chineses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, ressaltou problemas ambientais brasileiros diante de uma plateia que incluía empresários e integrantes do governo chinês nesta 2ª feira (27.mar.2023).


“Nós, brasileiros, deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental. Nós temos, faz muito tempo,” disse ele em um seminário realizado em Pequim, capital da China.

Publicidade

Viana afirmou que 84 milhões de hectares foram desmatados naAmazônia brasileira nos últimos 50 anos. Destes, 67 milhões foramdestinados à pecuária e outros 6 milhões, à agricultura de grãos. Oministro disse que os dados têm como fonte estudos do Ministério daAgricultura, Imazon e MapBiomas.


A fala de Viana contrastou com outras, feitas no mesmo evento porlíderes de empresas brasileiras que enfatizavam práticas sustentáveis.Entre eles, estavam o CEO da JBS, Gilberto Xandó, o diretor para a Ásia epresidente para a China da Suzano, Pablo Gimenez Machado, e o vice-presidente da Vale, Alexandre D’Ambrosio.


Entre os participantes chineses, estavam o diretor da China ForestrySeed Group, Zhang Guofu, o presidente do Conselho de Administraçãoda Shanxi Changrong Agricultural Technology, e o gerente comercial da Cargill, Qual Taiyong.


O presidente da Apex-Brasil disse que parte dos produtores já adotampráticas sustentáveis, como novas possibilidades de manejo emelhoramento genético do gado. De acordo com ele, se as práticasfossem adotadas por todos os produtores, a necessidade de terra parapecuária cairia para 32 milhões de hectares.


Viana disse que as soluções para esse problema podem ajudar aconvencer os interlocutores a ter confiança no país. “Da mesma maneiraque eu reconheço que o governo anterior incentivou a invasão de áreasindígenas e a ocupação pelo desmatamento, o setor produtivo e asociedade fizeram muito para enfrentar o desmatamento.”


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido