Menu

Obras do acreano Hélio Melo são expostas em galeria de São Paulo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As obras do artista plástico acreano, Hélio Melo, estão sendo expostas a partir desta quinta-feira, 23, na Galeria de Arte Almeida & Dale, em São Paulo. De curadoria por parte de Jacopo Crivelli, a exposição deve acontecer até 20 de maio.


Com aproximadamente 100 trabalhos do também conhecido como ‘Pintor da Selva’, a exposição possui além de telas, painéis, gravuras e livros, reunindo muitas de suas criações, que denunciam e ao mesmo tempo propõe alianças, retratando a floresta em sua completude, da destruição à plenitude.

Publicidade

Crivelli, enaltece Melo, destacando que sua trajetória de vida e o tema de suas produções fazem dele, além do principal artista do Acre e da região amazônica, um artista único no panorama brasileiro do século 20.


“A exposição traz a floresta retratada em seu tempo, que segue atual mesmo depois de pouco mais de 20 anos de sua morte. Vários desenhos e pinturas de Melo sugerem que é a partir da floresta que as coisas se organizam e se estruturam, e explicitam a equivalência entre os personagens que aparecem em cena”, afirmou.


O historiador Marcos Vinicius Neves, que participa da abertura ao lado de Fátima Melo e Vitor Melo, filha e neto de Hélio, comentou que essa é mais uma forma de reconhecimento ao artista que dedicou a vida e carreira para falar da Amazônia. “É o Acre mais uma vez em pauta para todo o país através do trabalho desse habilidoso criador de belezas e da realidade de sua época, mas também de dissabores”, declarou.


Nascido e criado num seringal, Hélio Melo (1926-2001) foi seringueiro, catraieiro, barbeiro, vigia, escritor, poeta, músico e artista. A partir do final dos anos 1970, depois de ter se mudado para Rio Branco e ter passado a pintar a floresta de memória, participou das primeiras exposições da região, chamando a atenção de importantes artistas e críticos, como Sérgio Camargo e Frederico Morais, que se tornaram grandes admiradores de seu trabalho.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido