Inmet emite alerta de chuvas com ventos de até 60 km/h no Acre

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o estado do Acre está em alerta amarelo de perigo para chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, até a manhã de domingo, 19. O aviso foi publicado neste sábado, 18.
Além disso, a previsão aponta ventos intensos de 40 a 60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nos casos de emergência, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Em Rio Branco, Porto Acre, Sena Madureira e Manoel Urbano, o perigo de chuvas ficará entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos devem chegar a 60 ou 100 km/h.
Durante rajadas de ventos, é indicado não se abrigue debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Por medida de segurança e também por impossibilidade do tráfego em um ponto do acesso ao bairro Sibéria, o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) suspendeu o serviço em Xapuri.
Na manhã desta quarta-feira, 29, ainda está sendo feita a travessia de motocicletas e outros pequenos veículos, como quadriciclos, em uma balsa menor. Esse serviço, contudo, também pode ser suspenso a qualquer momento.
Além das dificuldades de acesso, o Deracre considera outros fatores, como a força da correnteza e a descida de balseiros, que aumentam os riscos de naufrágio e outros acidentes.

O Rio Acre continua subindo praticamente na mesma velocidade nesta primeira parte desta quarta-feira, 29.
Das 6 horas da manhã até o meio-dia, de acordo com as medições da Defesa Civil, o manancial subiu cerca de 5 centímetros, o que representa menos de 1 centímetro por hora.
A esperada vazante registrada em Assis Brasil e Brasileia é aguardada na capital acreana e se espera a possibilidade de, pelo menos, o nível se estabilizar nas próximas horas.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão, atualizou na manhã desta quarta o número de pessoas nos abrigos, que já supera as 3,5 mil. Quase mil famílias estão em 29 abrigos, como escolas e o Parque de Exposições.
Mais de 40 mil pessoas já foram afetadas pela enchente apenas na capital acreana.

O nível do Rio Acre, confirmando as expectativas da Defesa Civil, continua subindo na capital acreana.
Após alcançar a cota de 17 metros na medição das 6 horas da manhã, em novo monitoramento, o manancial subiu 2 centímetros nas três últimas horas e alcança 17,02m.
Apesar da vazante registrada na região de Brasileia, o Rio Acre continua com o ritmo de aumento de 2 centímetros a cada duas horas, assim como ocorreu na maior parte da terça-feira.

O nível do Rio Acre voltou a subir após ter estabilizado entre 9 da manhã e meio dia na capital acreana.
Na medição das 15 horas divulgada pela Defesa Civil, o manancial subiu mais dois centímetros e agora o nível é de 16,88m.
Com o aumento, o nível está subindo dois centímetros a cada três horas. Se persistir esse ritmo de aumento, o Rio Acre alcançaria a marca de 17 metros durante a madrugada desta quarta-feira.
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
Notícias
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
RODOU O MUNDO
Atriz americana compartilha vídeo de resgate em alagação no Acre
-
POUCA GRANA
Cheia no Acre : Governo Lula só repassa R$ 1,4 milhão para custear necessidades básicas
-
COMOÇÃO NACIONAL
Cantor João Gomes faz apelo por ajuda ao Acre devido às enchentes
-
Na rede
No Acre, criança de 4 anos morre afogada durante batismo de igreja
-
Acre
Diversão em lanchas no Rio Acre revolta empresária da capital
-
Acre
“Eu vi a morte chegar”, diz idoso resgatado de casa pelo telhado durante cheia de Igarapé