FOTO ROSI SABÓIA
Na manhã desta quinta-feira, 16, foi inaugurado a Casa do Artesanato Acreano, no Canal da Maternidade, em Rio Branco.
O espaço que servirá como ponto de comercialização das produções de artistas do Estado, é fruto de um termo de cooperação técnica entre a secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), do Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Fundação Elias Mansour (FEM).
No momento, mais de 300 peças estão sendo expostas, do trabalho de 35 artesãos, reunindo desde a marchetaria produzida no Juruá, até biojóias, gamelas e utensílios decorativos.
A Vice-governadora, Mailza Assis, que esteve presente durante a abertura, comentou que como senadora da República, destinou mais de R$ 19 milhões para a cultura e o empreendedorismo da região.
“Isso é um porto seguro para o artesanato acreano, tão conhecido nacional e internacionalmente. Esse espaço acolhe o que é produzido pelas mãos criativas de nossos artesãos”, disse.
Já o presidente da FEM, Minouro Kinpara, responsável por ceder o espaço, a iniciativa servirá para potencializar a cultura e identidade da população acreana.
“Quando a gente une forças, obras como esta são devolvidas à população. Cultura é movimento e identidade. As pessoas trazem, além do artesanato, brilho e alegria”, afirmou.
O local funcionará todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h e nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h.
Durante o evento de inauguração, que também contou com a presença dos secretários da Seict e da Sete, Assurbanipal Mesquita e Marcelo Messias e da Coordenadora Estadual de Artesanato, Suelany Paiva, houve a apresentação do grupo Txanabu Huni Kuin.