Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chico Mendes é um dos vencedores do Prêmio Ecoa, que homenageia transformadores sociais

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O líder sindical e ambientalista acreano Chico Mendes, assassinado em Xapuri, em 1988, é um dos vencedores do 2º Prêmio Ecoa, que homenageia transformadoras e transformadores sociais. Ele venceu na categoria Fizeram História.


O prêmio foi recebido pela ativista ambiental Ângela Mendes, filha de Chico. “Aqueles que atiraram em Chico [Mendes] erraram o tiro, porque ele não morreu, ele continua mais vivo do que nunca. E a gente vê isso nesse Prêmio”, disse Ângela em entrevistas à jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, nesta quarta-feira, 15.

Anúncios


Sobre a importância do Prêmio Ecoa, a ativista afirmou que ele “demonstra que Chico continua vivo em pessoas que resistem, como a gente”. Ela também disse que seu pai ” onde quer que esteja também fica satisfeito em saber que sua semente foi plantada e atinge muitas mentes e muitos corações”.


O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade.


A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil.


10 nomes de brasileiros que lutaram por um país melhor, e já não estão mais entre nós, foram indicados para o Prêmio Ecoa na categoria Fizeram História. Foram eles Chico Mendes, Xicão Xucuru, Paulo Freire, Dorina Nowill, Luiz Gama, Maria Firmina dos Reis, João W. Nery, Brenda Lee, Bertha Lutz e Mario Juruna.


Com informações do portal Uol.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido