Categories: Blog do Crica Notícias Política

Os caminhos do Gladson Cameli: céu ou inferno

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

PARA o governador Gladson Cameli restam dois caminhos: se for absolvido de todas as acusações graves, muito graves, de malversação de recursos públicos contidas no bojo da Operação Ptolomeu, ele dá um plus na sua imagem e na sua carreira política, podendo assim balançar a bandeira da inocência e de ter sido vítima. Mas se for condenado ou afastado do cargo a sua carreira até aqui sem nódoa, a sua imagem vai desmoronar como um castelo de cartas. E assim, todo o seu governo.


 É bom lembrar que, ele não está sendo acusado pelo bedel que toma conta da classe de alunos, mas pelo STJ. E neste caso dará para a oposição uma bandeira para desfraldar nas campanhas eleitorais. 


Afastado ou condenado não haverá mais como sustentar que foi uma vítima no processo. Não digo ser inocente ou culpado, mas deixo o caso com a justiça. E, qualquer uma das duas decisões que acontecer, não me causará nenhuma surpresa. Só isso: tudo é muito grave.


ATRIBULAÇÕES DE UM GOVERNADOR


O GLADSON passou praticamente o primeiro mandato com o governo focado no combate à pandemia, o que fez com sucesso. Quando vai querendo dar rumo à gestão, eis que surge outra tempestade, a Operação Ptolomeu. Precisa tomar um banho de sal grosso, é muita atribulação.


NÃO DISSE A QUE VEIO


O mais votado deputado de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues (REPUBLIANOS), não disse ainda a que veio na ALEAC. Já passou a sua fase de aclimatação política. No parlamento só existem dois caminhos: ou aparece ou desaparece.


CONCORDO COM O ITAAN ARRUDA


LENDO o artigo do jornalista Itaan Arruda, uma das cabeças lúcidas do jornalismo acreano, sob o título “Compadres, barrancos e a reação à operação Ptolomeu 3”, pinço uma frase sua, que assino embaixo: “É um erro banal querer jogar a opinião pública contra as decisões da justiça”. Completo: É banal e amador.


NÃO É NADA POLÍTICO


PARA deixar as coisas bem claras, a Operação Ptolomeu não é nunca foi uma investigação policial movida por interesses políticos. Ela é em todo o seu rito, estritamente, policial legal e jurídica, com aval do STJ.


OUTRA CONVERSA


SE é baseada em provas, se não é baseada em provas, se alguém será condenado ou absolvido, é uma outra história. Não cabe neste enredo a equação de que está havendo uma perseguição ao Gladson ou a qualquer dos arrolados. O caso se encontra onde deveria se encontrar, na justiça.


POLÍCIA DE ESTADO


OUTRO ponto que deve ficar claro nesta história é que a PF cumpre determinações judiciais, quando promove uma busca por provas de ilícitos ou aprende valores. A PF é uma polícia de estado, e não de governos ou de partidos. Isso é basilar.


O PERIGO MORA AO LADO


OUVI depois da última campanha eleitoral de um candidato da base do governo que foi derrotado, o seguinte: “O Gladson não tem amigos. É ele e ele”. Também acho, que ele não preserva amigos, mas os usa e descarta. Ele deve torcer para no bojo de tudo não sair uma delação premiada. O perigo costuma morar ao lado; pode-se estar dormindo com o inimigo, e não saber. Isso ocorre e muito.


FRACA COMO CALDO DE PIABA


A assessoria de Comunicação do Governo, em que pese um abraço ali e uma manifestação de solidariedade acolá no governador por parte de seus membros, não fez ainda uma defesa coesa e consistente do Gladson, mostrando, por exemplo, que nem réu ele é. Ficar batendo palmas não é defesa. A SECOM está sendo amadora.


FICOU NA SURPRESA


A ELEIÇÃO do Zezinho Barbary (PP) a deputado federal ficou até aqui na conta da surpresa da última campanha. Precisa mostrar na Câmara Federal que o eleitor do Juruá acertou na sua escolha. Ou não tem feito ações até aqui ou a sua assessoria não divulga as suas ações. Das duas, uma. parlamentares.


É UM INGÊNUO


SOMENTE um ingênuo em política pode imaginar que o ex-senador Jorge Viana está de braços cruzados na Operação Ptolomeu, vão achando que é isso, vão achando, depois me digam…


SUMIU NO PODER


DEPOIS de assumir a APEX, o ex-senador Jorge Viana arrumou a vida do pessoal do seu entorno e saiu da cena política. Olha só para o umbigo do PT.


MÃOS ATADAS


COM o estardalhaço da reaproximação política do senador Sérgio Petecão (PSD) com o governador Gladson Cameli; o Petecão ficou de mãos amarradas para comentar a Operação Ptolomeu, com críticas ao Gladson. Ou defende ou se cala.


DUAS SITUAÇÕES


OS fatos levantados na Operação Ptolomeu são graves, muito graves, não adianta tentar escamotear. Mas fora isso, a oposição não tem o que comemorar porque não há condenações.


ESPERANDO O MILAGRE


UM parlamentar de Cruzeiro do Sul me disse ontem que, o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) vive a sua fase mística, de acreditar que o Gladson vai colocar a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) debaixo do braço para a prefeitura de CZS em 2024. Ficou com amnésia em relação ao que ocorreu com o filho Fagner Sales quando foi candidato a prefeito, e esperou por um apoio prometido do Gladson que não teve.


BURACOS, MUITOS BURACOS


O prefeito Tião Bocalom precisa urgente olhar para a cidade, com as ruas dos bairros -até na região central – tomadas pelos buracos. As reclamações são gerais. O que vem lhe causando alto desgaste.


CLIMA DE TENSÃO


PERGUNTEI ontem a um amigo secretário que não está arrolado na Ptolomeu, como se encontra o clima dentro do governo, e a resposta foi seca: “É de tensão, de muita tensão, sem saber o que ainda pode acontecer. Há um silêncio tumular nas secretarias.”


CABEÇA VAI ROLAR


A CABEÇA de um importante secretário vai rolar, mas não é por causa da Ptlomeu. E, um ex-secretário dessa mesma pasta se prepare para navegar em águas turbulentas, muito turbulentas.


NADA DEFINIDO


A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, me ligou ontem, para negar boatos de que se filiará ao REPUBLICANOS. Nem que tenha conversado com o Gladson para entrar no PP. Não se definiu ainda. Fica o registro.


FRASE MARCANTE


“A pessoa que teme sofrer já está sofrendo pelo que teme.” Michel Quioist. 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Cesar Menotti doa suas roupas para as vítimas no RS: ‘Isso é muito triste’

O cantor César Menotti usou as redes sociais, nesta sexta-feira, 10, para compartilhar um vídeo…

10/05/2024

Atletas desistem do sonho olímpico para ajudarem vítimas das chuvas

A menos de 80 dias dos Jogos de Paris, atletas gaúchos que se preparavam para…

10/05/2024

Criminosos em motocicleta atiram e ferem homem no 2° Distrito da capital

Vildomar Aguiar de Alencar, 32 anos, foi ferido por um tiro em via pública na…

10/05/2024

Ministério do Esporte solicita que CBF pare o Campeonato Brasileiro

O Ministério do Esporte fez um pedido formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para…

10/05/2024

Comediante do Acre realiza show solo no Theatro Hélio Melo

O humorista acreano, Geovany Calegario é conhecido profissionalmente desde 2011, devido aos seus shows de…

10/05/2024

Discussão termina com um esfaqueado e tentativa de atropelamento na capital

Márcio Ferreira Almeida, de 31 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser…

10/05/2024