Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre recebe 318 mil doses da vacina da gripe para antecipar campanha em todo o estado

Dia D de vacinação contra a gripe no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A vacinação contra influenza, a gripe comum, começará mais cedo neste ano para os estados da região Norte. Para isso, o Acre está recebendo mais 318 mil doses do imunizante.


Juntos, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o já citado Acre receberão mais de 6,5 milhões de doses a partir da próxima semana.

Anúncios


A antecipação ocorre por uma especificidade da região Norte, que enfrenta um período de chuvas intenso a partir de abril e, consequentemente, um aumento dos casos de influenza desse mês em diante. Além disso, a região também tem mais áreas de difícil acesso, o que requer uma logística de vacinação mais complexa.


O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em coletiva de imprensa. “O Brasil é muito desigual, e não se pode ter um calendário único de vacinação. Nós estamos antecipando na Região Norte porque lá eles sofrem com a questão do vírus de influenza de forma antecipada”, explicou.


A previsão é de que o restante do país comece a vacinar contra a influenza a partir de abril. No entanto, os grupos prioritários são os mesmos em todo o Brasil: crianças com idades de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento; integrantes das forças armadas; caminhoneiros e caminhoneiras; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.


A vacinação contra a influenza é realizada anualmente seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os imunizantes utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido