Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Acre já fez mais de 800 cirurgias eletivas nos dois primeiros meses do ano

Oferecer qualidade de vida aos pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e zerar as filas de espera são prioridades da atual gestão do governo do Acre. Prova disso é que mais de 820 cirurgias, entre eletivas e de diversas especialidades, já foram realizadas só nos primeiros dois meses do ano.


Reiniciado em 2022, após o período pandêmico de enfrentamento à covid-19, o Opera Acre, maior programa de redução de filas do estado, mantém-se este ano com investimentos de mais de R$ 10 milhões, advindos do Programa Nacional de Filas de Cirurgias Eletivas, lançado pelo governo federal no início de fevereiro, e de recursos perdidos que foram resgatados nesta gestão. O aporte garantirá a manutenção de convênios e mutirões, exames e consultas realizados toda semana nos principais hospitais de referência do estado.


“A descentralização de serviços de saúde, que antes eram oferecidos apenas na capital acreana, levam assistência e qualidade de vida a pacientes do interior, que antes não eram alcançados. Gastos com viagem e estadia, a quilômetros de distância de casa, não serão mais um problema pra quem já tem a saúde fragilizada. Atendimentos, exames especializados e cirurgias estão sendo oferecidas nas principais regionais do Acre, diminuindo dificuldades de acesso e alcançado todos os usuários do SUS”, destaca Pedro Pascoal, titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).


Sônia Maria Rodrigues aguardava, ansiosa, pela cirurgia de laqueadura. O procedimento foi realizado no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, no início de fevereiro. Mãe de cinco filhos, ela comemora: “Minha última gestação foi de risco, tinha hemorragias e isso me trazia problemas de saúde. A cirurgia veio em mais que boa hora”.


Sair da versão mobile