Menu

Pesquisar
Close this search box.

Michelle Bolsonaro aciona advogado e defende devolução de joias para Arábia Saudita

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acionou um advogado durante o final de semana para avaliar um requerimento formal para que as joias que vieram ilegalmente da Arábia Saudita durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) sejam enviadas de volta ao país do Oriente Médio. As informações são de Daniela Lima, âncora da CNN.


Michelle entende que essa é uma forma de deixar claro que ela não tem relação com o episódio, que alega ter tomado conhecimento apenas através da imprensa.

Anúncios


A consulta da ex-primeira-dama também busca entender que tipo de correlação poderia ser feita entre ela e os objetos.


Conhecimento pela imprensa

A CNN obteve acesso a trechos de falas de Michelle Bolsonaro a aliados, em que afirma que soube do caso das joias trazidas ao Brasil de forma ilegal apenas através da imprensa.


Ela foi avisada na sexta-feira (3), por volta das 20h, por uma pessoa próxima. Ela recebeu prints pelo celular da reportagem do jornal “Estado de S. Paulo”.


Em um primeiro momento, a reação de Michelle foi parecida com a publicação que fez no Instagram, também na sexta-feira, ironizando a imprensa.


Em seguida, a ex-primeira-dama foi avisada que o conjunto de diamantes é real que estava retido. Então, ainda de acordo com as fontes, ela contatou o marido, Jair Bolsonaro (PL), para entender o caso.


Michelle foi informada por Bolsonaro que ele próprio só tomou conhecimento do conjunto de joias em dezembro de 2022 — que chegaram ao Brasil em outubro de 2021 –, por meio da Receita Federal.


Também disse que só depois disso teria tentado reaver os objetos, mas não conseguiu, explicando a situação para a esposa.


Assim, Michelle retornou o contato com os aliados irritada e utilizou o ditado popular de que teria sido, de novo, “a última a saber”. Michelle disse ainda que houve algum problema de comunicação, perguntando como as joias vieram ao Brasil e, se era um presente, por que seu gabinete, em nenhum momento, foi avisado.


A ex-primeira-dama tenta entender o que poderia fazer a partir da situação posta, buscando aconselhamento jurídico, primeiro para deixar claro que não agiu para se ligar às joias e se poderia reavê-las ou dar outro destino a elas.


O que se sabe até o momento sobre o caso:


Em outubro de 2021, a Receita Federal apreendeu, no aeroporto de Guarulhos (SP), joias supostamente enviadas pela Arábia Saudita à então primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).


O colar, anel, relógio e par de brincos de diamantes estavam na mochila de um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento


Albuquerque. Na ocasião, a comitiva brasileira retornava de missão no Oriente Médio.

Anúncios


Integrantes do governo Bolsonaro tentaram retirar os itens retidos pela Receita. A gestão solicitou o envio das joias como entrega diplomática para a embaixada da Arábia Saudita.


O ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que as joias iam para acervo da Presidência e negou ilegalidade.


*publicado por Tiago Tortella, da CNN


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido