Menu

Governo nomeia Nedina Yawanawa diretora indígena da Semapi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nedina Yawanawa, conhecida nacional e internacionalmente por sua articulação com comunidades indígenas, atuando no fortalecimento cultural e em defesa das mulheres, foi nomeada, nesta segunda-feira, 6, para assumir a Diretoria Indígena da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi).


Vivendo entre aldeia e cidade, Nedina pertence ao Povo Yawanawa, da Aldeia Mutum, Terra Indígena do Rio Gregório, na BR-364, em Tarauacá. É formada em letras-português pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pós-graduada em gestão escolar e coordenação pedagógica.

Publicidade

“O governador deu autonomia para a secretária Julie [Messias, titular da Semapi] montar sua equipe e um dos nomes escolhidos foi o meu, e foi bem aceito, pois já vinha sendo discutido com algumas lideranças. Me sinto comprometida e preparada para contribuir com ações, para que o governador possa nos ajudar”, afirma.


A nova diretoria foi criada com o intuito de ampliar o diálogo com os povos originários e trabalhar de forma integrada na elaboração e implementação de políticas voltadas a essa população.


Para Julie Messias, a nomeação de Nedina reforça o compromisso do governador em ter um amplo diálogo com os povos indígenas: “Estamos estruturando uma base sólida para dialogar, elaborar e implementar políticas públicas com e para os povos indígenas. Ter a Nedina à frente da diretoria é parte da resposta do desafio que temos pela frente”.


A expectativa é que a nova diretora, juntamente a Francisca Arara, assessora indígena especial do governo, possam trabalhar juntas.


De Janine Brasil/AgênciaAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido