Menu

Valdemar descarta acionar STF para instalação da CPMI

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, descartou nesta quarta-feira (1°) a possibilidade de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) caso a leitura do pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos de 8 de janeiro não seja feita na primeira sessão do Congresso Nacional, ainda sem data marcada.


“Nós vamos resolver esse problema no Senado com o Rodrigo [Pacheco]. O Rodrigo vai entender isso aí e vai querer respeitar essas assinaturas que são muito importantes; a gente esclarecer isso para todos os brasileiros”, afirmou Valdemar a jornalistas após encontro de deputados federais em um hotel em Brasília.

Publicidade

Nesta terça-feira (28), o presidente do Senado afirmou à CNN que, se preenchidos os requisitos, haverá a leitura no plenário. “Se preenchidos os requisitos, o pedido deve ser lido o requerimento e instalada a Comissão. Essa é a obrigação que se impõe à Presidência [do Senado]”, disse Pacheco.


Na última segunda-feira (27), o ministro Gilmar Mendes, do STF, havia dado um prazo de 10 dias para o Senado se pronunciar por que não havia lido o pedido de abertura de CPI feito pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS).


A jornalistas, Rodrigo Pacheco explicou que não há nenhuma demora por parte da presidência do Senado. O pedido de CPI da senadora foi feito na legislatura passada — pelo regimento do Senado, portanto, as assinaturas teriam que ser validadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido