Categories: Cotidiano Notícias

Prefeitura de Rio Branco lança programação do mês da mulher

Published by
Leônidas Badaró

Iniciando as ações voltadas para o Março Mulher, como ficou conhecido o mês de março após a sanção da Lei Municipal Nº 2.424, que estende o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, para todo o mês, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), convida a toda a população, em especial as mulheres, para participar dos eventos previstos até dia 31.


Para iniciar a programação, do dia 1º até 7 de março, serão realizada atividades no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros: Cidade Nova, Cidade do Povo, Tancredo Neves, Rui Lino, São Francisco, Santa Helena, Sobral e Calafate, casas de acolhimento, Centro Pop, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Unidades de Saúde.


Nesses encontros, a população poderá participar de rodas de conversa para trabalhar a conscientização referente aos cinco tipos de violências contra a mulher e seus direitos, além de conhecer mais sobre a criação da Lei Keyla Viviane dos Santos, por meio dos grupos de convivência de mulheres.


Ao longo do mês, também haverá a distribuição de panfletos informativos, divulgação dos serviços e atendimentos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, a Casa Rosa Mulher, entre outras várias ações.


Este ano o slogan para o Março Mulher é: Pelos Direitos e Dignidade das Mulheres.


“A programação está recheada de ações para que as mulheres conheçam seus direitos e estaremos em todos os lugares para que elas possam participar e se conscientizar sobre seus benefícios. Precisamos levar informação às mulheres”, disse Rila Freze, diretora do departamento de Direitos Humanos da SASDH.


Março Mulher

Sancionada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, em 5 de maio de 2022, a Lei Municipal Nº 2.424 instituiu o março como o Mês da Mulher na capital. A ideia do “Março Mulher” foi de não só homenagear o público feminino, como também de intensificar e promover políticas públicas voltadas para à mulher.


Entre as ações que serão realizadas pela gestão, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, no Março Mulher, estão às discussões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, o incentivo à participação das mulheres nos espaços de poder, campanhas de saúde, atividades de lazer, atividades culturais, atividades físicas, empoderamento econômico, entre outros.


Vale ressaltar que as ações estarão sob responsabilidade do Departamento de Políticas para Mulheres, que está vinculado à Diretoria de Direitos Humanos da SASDH, que estarão realizando ações em toda a capital.


O “Março Mulher” faz parte do calendário anual de eventos do município de Rio Branco, conforme a Lei 2.424, de 5 de maio de 2022, onde prevê as garantias orçamentárias para a realização das ações.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Conselho suspende médico após morte de duas pessoas em Manaus

O Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CR-AM) suspendeu, por 30 dias, o médico Edson Ritta…

24/07/2024

Caso Bocalom não cumpra decisão do STF, cometerá crime de responsabilidade, diz MP

A promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) emitiu uma…

24/07/2024

Caixa e prefeitura celebram financiamento de R$ 36 milhões ao Pró-Moradia

A prefeitura de Rio Branco e a Caixa Econômica Federal publicaram no Diário Oficial desta…

24/07/2024

Suspeito de participar de ataque que matou médica e empresária é preso no AM

Um homem, de nome não divulgado, foi preso, nessa terça-feira (23), suspeito de ter envolvimento…

24/07/2024

Três são presos por tráfico de drogas no bairro Montanhês

Uma guarnição da Companhia Choque, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMAC prendeu, na…

24/07/2024

Mundo tem recorde de dia mais quente pela segunda vez consecutiva

O mundo teve novamente seu dia mais quente já registrado, na segunda-feira (22), ultrapassando o…

24/07/2024