O IBGE encerrou nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022.
O Instituto informa que se inicia nesta quarta-feira, 1º de março, a etapa de apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril/início de maio.
A etapa de apuração compreende os trabalhos de Análise dos Dados do Censo, a serem realizados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC).
“Possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores são fenômenos comuns em censos demográficos de diversos países, uma vez que os censos são operações complexas, sujeitas a imprecisões que cabem ser conferidas e corrigidas”, diz o IBGE.
O IBGE realiza pesquisas desta natureza desde o Censo Demográfico de 1970. Portanto, a realização da avaliação direta dos Censos através de pesquisas de Pós-enumeração tem sido prática no país nos últimos 50 anos.