Menu

CNJ decide afastar Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O juiz federal Marcelo Bretas, da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro, foi afastado do cargo após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (28). As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.


Um processo administrativo foi aberto por uma decisão unânime do Conselho para apurar se Bretas tinha excessiva proximidade com a ala política do Rio de Janeiro, incluindo políticos próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é suspeito de parcialidade na condução da Operação Lava Jato no estado.

Publicidade

Seu afastamento do cargo de juiz foi decidido por 11 votos a quatro.


A representação que levou à abertura do processo administrativo pelo CNJ foi feita por advogados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e se baseia em uma reportagem da revista Veja que traz uma série de suspeitas sobre a relação de Marcelo Bretas com os procuradores da Lava Jato no Rio de Janeiro. Ele é acusado, inclusive, de negociar delações premiadas mesmo sendo juiz.


Há quatro processos contra Bretas sendo analisados pelo CNJ em sessão fechada. O primeiro, da OAB, já foi discutido.


Os outros três tratam de uma representação feita pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD); um processo em decorrência de correição na vara de Bretas feito pelo próprio CNJ em novembro do ano passado; e também uma reclamação do próprio Marcelo Bretas para tentar mudar a punição estabelecida contra ele pelo Tribunal Regional Federal (TRF). Estes ainda serão avaliados.


Bretas já havia sido punido por superexposição e autopromoção no passado, comportamento vedado a um juiz.


Ele postou uma foto em uma confraternização ao lado do governador do RJ, Cláudio Castro (PL), neste Carnaval e apagou a imagem após a repercussão negativa.


Além disso, Bretas também teria ido até a posse de Jair Bolsonaro, de carona no jatinho de Wilson Witzel, na época recém-eleito governador do estado.


*Publicado por Fernanda Pinotti


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido