Conecte-se agora

Bispo diz que salvação não se vende e reclama de atraso de repasses do governo a instituições filantrópicas

Publicado

em

O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertiñez, 70 anos, foi o entrevistado do Bar do Vaz desta terça-feira, 28, e revelou que a sociedade precisa estar vigilante quanto ao fim dos tempos e defendeu políticas públicas de preservação da Amazônia, além de reclamar de excesso de atraso em repasses públicos a instituições filantrópicas.

Ao tratar das instituições filantrópicas, como o Hospital Santa Juliana e Casa Souza Araújo, administradas pela igreja católica, o religioso citou que é necessário serem enviados repasses do Estado para que as portas não sejam fechadas e a população não fique sem atendimento. “O problema não é nosso, o problema é do Estado, não é da igreja, queremos ajudar, mas não temos condições de manter. A hanseníase é um problema que ainda existe, muitos deles não tem pra onde ir. Quando o governo não paga, os cirurgiões não operam, os anestesistas não trabalham, então, estamos levando por sermos brasileiros”, citou.

O religioso espanhol ainda revelou no decorrer da entrevista que a Souza Araújo e Hospital Santa Juliana ainda não fecharam as portas devido à vontade divina. Outro problema é em relação aos atrasos no repasse feito pelo governo do Estado à igreja. “O governo paga com atraso. Na pandemia chegou a faltar coisas. Nunca faltou um dia de comida, curativos”, ressaltou.

Indagado pelo jornalista Roberto Vaz, Joaquim lamentou não receber ajuda do governo do Acre para manter a estrutura da instituição. “Infelizmente, tudo que se tem lá, construções, veículos é feito com recursos de fora”, disse.

Nascido em Granada na Espanha, Joaquim revelou que os “cristãos” precisam ficar vigilantes em relação aos acontecimentos no mundo – como um possível sinal do cumprimento da profecia do fim do mundo. “Já vivemos tempos piores. Nós acreditamos que chegará o fim do mundo, mas não sabemos quando. Então, são sinais e devemos estar atentos”, declarou.

Com 51% da população católica, o representante da igreja no Acre também abordou os recentes problemas climáticos. Segundo o reverendo, as autoridades precisam preservar a Amazônia. “Mais de 70% da população vive na beira do mar. Tem países que vão desaparecer e é algo muito sério caso não acabe com esses problemas climáticos. Já sabemos que o solo já Amazônia é pobre, as variantes climáticas vão se renovando devido ao desmatamento. É preciso preservar a Amazônia”, mencionou.

Questionado sobre as razões da instituição católica não realizar pedidos de doações nas igrejas – a exemplo de outras religiões – o bispo deixou claro que a salvação é individual. “A salvação não se vende, não se compra a parcela do Reino dos Céus. O novo testamento não fala em dízimo, mais sim, cada um da sua consciência e pronto. Fazemos também campanhas de caridades nas paróquias e temos pastoral dos imigrantes que ajudam. Fazemos o pouco e Deus abençoa”, opinou.

Sobre os recentes problemas de saúde não divulgados pela assessoria da Diocese da capital, Pertiñez garantiu que teve apenas um problema pulmonar, mas já solucionado. “Não foi nada grave, apenas uma embolia pulmonar e prótese no joelho. Estávamos procurando saber a origem que me levou a hospitalização no hospital Santa Juliana, não foi tão grave assim”, afirmou.

Assista ao vídeo:

video
play-rounded-fill

Acre 01

Gameleira deve ser interditada pelo governo após Rio Acre invadir calçadão na Capital

Publicado

em

O estado do Acre deverá interditar o trânsito na região da Gameleira após o nível do Rio Acre invadir o calçadão nesta quarta-feira (29), na capital acreana.

Em entrevista coletiva marcada para a tarde desta quarta, o tenente coronel Felipe Russo deve detalhar a decisão e como funcionará o fluxo de veículos e pedestres a partir de então.

O nível do Rio Acre passou a marcar 17,05 na tarde desta quinta-feira em Rio Branco.

Na capital acreana, 88 bairros já foram atingidos pela alagação. O poder público montou 29 abrigos, que recebem 1.478 pessoas desabrigadas. Também em Rio Branco, 1.022 pessoas estão desalojadas e 344 militares compõem o efetivo de ajuda à população.

Continuar lendo

Cotidiano

Passarela do parque Jardim São Francisco é interditada pela prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco, anunciou nesta quarta-feira, 29, a interdição da passarela do Parque Jardim São Francisco, que teve parte do trecho comprometido em decorrência do transbordamento do Igarapé na área.

O local exclusivo para pedestre, está com a falta de piso. Na última semana, um motociclista que não se atentou aos perigos, se acidentou no espaço.

“A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) tomou ciência do ocorrido no início da noite da terça-feira, 28 e uma equipe foi encaminhada para fazer a sinalização do trecho. Posteriormente, houve a interrupção de 100% da passagem”, declarou a administração municipal.

De acordo com o diretor de Trânsito da RBTrans, Elton Dantas, neste momento com problemas de alagação, é preciso ter a consciência dos usuários em respeitar as sinalizações.

“Existem vários pontos na cidade de interdições por conta das áreas alagadiças e de desmoronamentos de barrancos, pontes e passarelas. É de suma importância que todos respeitem a sinalização existente nos locais, seja pedestre, motociclista ou motorista. Isso indica que ali tem um perigo”, explicou.

Continuar lendo

Na rede

Em Cruzeiro do Sul, traficante é preso com arma em casa

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 29, um homem de 39 anos foi preso em flagrante na casa dele em Cruzeiro do Sul com um revólver. Segundo a Polícia Civil , a ação seria para dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, mas o homem, que seria conhecidamente traficante, foi preso em flagrante pelo porte ilegal da arma. Não foram encontradas drogas no local.

Ele, que não teve o nome divulgado, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, em Cruzeiro do Sul, juntamente com o material apreendido para as providências legais.

A ação ocorreu em cumprimento à operação Hórus, Programa Guardiões das Fronteiras, que visa combater os crimes transfronteiriços.

Continuar lendo

Acre

Enchente causa erosão de quase 200 metros em bairro de Tarauacá

Publicado

em

O bairro do Triângulo, em Tarauacá, tem sofrido com a erosão causada pelo Rio Tarauacá e perdeu quase 200 metros de barranco, de acordo com imagens de satélite.

O rio Tarauacá, que nos últimos 3 meses transbordou cinco vezes, tem cooperado para quebra do barranco no bairro do Triângulo, que há décadas sofre com a ação humana. Sem a conservação do solo – assim como barreiras e coberturas de plantas – a estrutura acaba cedendo à força da correnteza.

De acordo com o Gerente Administrativo da Defesa Civil de Tarauacá, Daniel Silva, o problema deve continuar causando transtornos a longo prazo. “O rio quebra o barranco e causa um aterramento dentro das águas, então o rio vai ficando mais raso”, diz.

Imagens de satélite confirmam o avanço do rio no bairro Triângulo. Em comparação com 2004, imagens de satélite de 2022 já mostram que o rio Tarauacá avançou 180 metros em direção à rua R. Lopes Gonçalves. “O que podemos fazer é mudar o curso do rio ou fazermos uma orla, mas isso exige estudos complexos”, disse Daniel Silva.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas